3 de junho de 2013

TRECHO DO LIVRO 'O ESTREITO DESENVOLVIMENTO'

Bom dia meu povo. Público agora um pequeno trecho do meu livro em fase de acabamento, intitulado " O Estreito Desenvolvimento: História dos Conflitos Socioambientais da barragem" 

"Neste caso das construções de barragens há um enorme déficit de diálogo e de ações que contemplem a todos. Por ora apenas os interesses de grupos privados e empreendedores vêm logrando êxito em cima de destruição ambiental e maquiamento dos problemas sociais, de moradia, e de acesso a tecnologias que permitam a inclusão dos menos favorecidos nas cadeias produtivas. 

O capitalismo com todas as suas expressões culturais, econômicas e sociais, entra agora em uma crise que de forma alguma é apenas cíclica, mas, sistema. O modelo que trouxe civilização com métodos bárbaros, graças a forma-mercadoria, fora o principio mediador de toda a sociedade ocidental nos últimos dois séculos e finalmente parece que encontrou seu derradeiro limite. 

Se observamos as mudanças climáticas no mundo, as taxas de emissão de gases tóxicos, o avanço do desmatamento na Amazônia, perceberemos facilmente que o mundo mudou muito e já não é mais o mesmo de nossos pais e avôs. Isso por si só já estabelece um drama para a humanidade que é real e imediato, porém, contraditoriamente vemos que todas as discussões, apontamentos e preocupações com a questão estão, por ora, no plano, do discurso."
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: