10 de janeiro de 2013

NAS BANCAS DA IMPEROSA: V FOR VENDETTA


A Panini, editora especializada em quadrinhos  relançou no formato Graphic Novel a série completa, totalmente encadernada V de Vingança

A editora já havia feito isso antes, mais precisamente em 2006 e agora repetiu a dose em 2012. 

Em algumas bancas de Imperatriz, ao custo de R$ 24,90 você pode adquirir o clássico. Foi o que eu fiz, pois o exemplar que tinha foi emprestado e dado como "desaparecido". 

Recomendo a quem só viu o filme e achou "legalzinho", ler a HQ para entender por que Alan Moore, roteirista e criador dos personagens, está empatado com Dostoiévski, George Orwell e Garcia Marques, como escritor e gênio criativo. 

De cunho anarquista V de Vingança nos leva a refletir sobre um mundo denso e cruel que poderia (ou ainda pode) surgir a partir de governos neoliberais conservadores. A análise pode aplicar- se as ditaduras de estado também. 

Resumindo o enredo: Depois de uma forte crise econômica e bélica um partido de cunho fascista sobe ao poder em uma Inglaterra futurista. 

O estado sendo visto como limitador da liberdade não é uma ideia nova. Na verdade autores como Mikhail Bakunin, Pierre Joseph Proudhon, Max Stirner, Emma Goldman, Piotr Kropotkin e Henry David Thoreau já afirmavam isso. 

O diferencial no enredo de Moore é que além do óbvio transporte de uma história adulta para o mundo das HQ's, é o fato de que há um resgate simples de uma visão sobre os perigos da falta de transparência e democracia nas agências governamentais. 

Mas isso é assunto pra outra postagem. Se puder adquira V for Vendenta.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: