12 de dezembro de 2012

ENTREVISTA: MOTORISTA DESESPERADO DA VBL DENUNCIA ATRASOS NO SALÁRIO E MÁ FÉ NO SERVIÇO DE TRANSPORTE URBANO DE IMPERATRIZ

-->
A problemática do serviço de transporte público urbano é uma constante na realidade imperatrizense. 
Os carros são verdadeiras latas – velhas, sujas,fétidas, atrasadas e infernalmente quentes.
 
A Prefeitura Municipal, segunda viva-voz de Sebastião Madeira, havia dado um prazo para ajustamente de conduta, porém o mesmo venceu e pelo visto até agora nada.
 
Conversei rapidamente com um motorista que percorre um dos itinerários mais usados da cidade e ele fez um desabafo chocante:

Carlos Leen: O senhor está com com os salários atrasados?
Motorista: Sim, eles agora vivem atrasando o nosso salário que deveria sair todo dia 05, mas agora sai lá pro dia 20 que é o dia de pegar o vale [adiantamento]. Então o salário sai no dia do vale e o adiantamento a gente nem vê mais, A cesta básica que antes a gente recebia não estão mais dando, e por exemplo, este mês agora eu ainda não recebi e estão dizendo que vão pagar quinta-feira, dia 13 só os motoristas que trabalham pra Suzano [A VBL alugou parte da frota para a Suzano] e quanto a nós, nada.

CL: Quanto ganha um motorista da VBL?
M: Depende da carga horária dele. A média é em torno de 800 a 1.300 Reais. Eu pra ganhar 1.300 tenho que sair de casa seis da manhã e “pegar” o serviço até 21:00.

CL: Esta frota da VBL é sucateada assim por que?
M: Moço eu só sei que lá na garagem tem um monte destes ônibus "véi" tudo parado. Quando o carro quebra eles vão lá e depena os que já estão velhos e arrancam as peças pra re-utilizar. Me disseram que não tém ônibus novo coisa nenhuma e essa empresa [VBL] faliu lá em São Paulo e portanto não tem como trocar a frota coisa nenhuma.

CL: Onde o proprietário da VBL está agora?
M: Dizem que ele está na cidade agora.[CL: longo silêncio, eu o deixo a vontade pra falar]
Vou lhe dizer uma coisa, aqui não tem ninguém que olhe pela gente, os vereadores aí vão pra TV só discursar e não resolvem nada – eu tô deseperado com contas pra pagar e a população de Imperatriz tá sofrendo com um serviço nojento e ninguém faz nada.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

Anônimo disse...

oi minhas iniciais são E.S.C., sou motorista de ônibus da VBL, e só o que eu tenho pra dizer, é o seguinte...
Essa paralisação foi apenas para mostrar à sociedade o quanto a empresa VBL humilha seus fucionários, eu trabalho apenas 10 mesês na impresa, e durante esse tempo, deu pra sentir o quanto a humilhação predomina dentro da empresa VBL.
Meus colegas de profissão que são mais antigos na empresa com 3,4,até 7 anos, só ouço reclmações de q nunca modou só piorou.
- agora eu fico mim perguntando a onde está o MTE que não olha isso.
até quando!!!!
Obs: E só um aviso há população, se até essa terça-feira dia 18/12/12 não forão atendidas nossa reivindicaçoes pela a impresa VBL, iremos fazer uma nova paralização por tempo indeterminada

Anônimo disse...

Eu moro em Diadema SP e quando vi as fotos dos Onibus que sairam de Diadema para o Maranhão me perguntei; como estes chegaram pois a manutenção principalmente dos S21 motor traseiro era precaria quanto aos Torinos 99 nem tanto, estes eram os melhores, a frota da VBL por algumas postagens que vi na Onibus Brasil são praticamente 99% da região do ABC Paulista, ex de algumas: SBC Trans os VIP1, Imigrantes Torino99, Senor, Viale, ETCD Apache S21 e alguns refugos de Santo André que não recordo as empresas, estes Onibus foram desativados aqui e o dono que vo colocar somente as inicias BJS pegou estes e transferiu para o Maranhão.