15 de fevereiro de 2012

TEMPO HISTÓRICO E TEMPO CRONOLÓGICO DE IMPERATRIZ DO MA


Há uma diferenciação básica entre tempo histórico e tempo cronológico. Um diz respeito às mudanças culturais de ordem político, econômico, social - qualitativa e quantitativamente falando. Outra diz respeito somente à passagem do tempo e sua sucessão de gerações.

Um versa sobre os modos de produção da riqueza de um povo, das mudanças que propiciam saltos, revoluções ou dinâmicas de mudanças elementares a vida de todos. Outro diz respeito somente ao domínio do calendário e sua passagem objetiva em relação aos ciclos das estações.

Se a industrialização é característica da Era Contemporânea não podemos dizer que todas as sociedades industriais estão no mesmo tempo histórico, apesar de viverem na contemporaneidade.

Vale lembrar que cada sociedade constrói um caminho particular de transformação.

Imperatriz permanece lidando com os mesmos velhos problemas de outrora. Passamos por mudanças cronológicas apenas. Apesar de vivermos atualmente um ciclo econômico novo ligado a vinda de grandes empreendimentos falta-nos dar um salto qualitativo e quantitativo que estabeleça uma mudança histórica.

Apesar da mudança sucessiva das gestões ligadas ao poder público falamos das mesmas questões elementares de problemas centenários. Faltam recursos para saúde, saneamento básico, cultura e etc.

O Maranhão também entra nesta análise: o esgotado modelo oligárquico assim que for superado propiciará uma mudança histórica.

Imperatriz e o Maranhão permanecem em déficit consigo mesmos. Vivemos na contemporaneidade, mas expressamos problemas “medievais”. Vivemos por enquanto apenas a mudança no tempo cronológico cujo tempo histórico permanece embrionário. Imperatriz e o Maranhão foram “possuídas”, “fecundadas” pelo tempo e estão “grávidas” de mudanças.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

4 comentários:

Menina Imperfeita* disse...

eu to precisando muito aprender sobre isso !

Menina Imperfeita* disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

fui em farios sites este e o melhor

Anônimo disse...

fui em farios sites este e o melhor