Acabo de chegar do XIV Encontro Estadual do MST, realizado no assentamento Nova Conquista em Açailândia. Velhos conhecidos e companheiros da luta social presentes. Ao som do violão certeiro de Zé Cláudio a companheirada dançou até não aguentar mais. Presentes além da direção e militância do MA, o filósofo Ademar Bogo que veio prestigiar o evento além de contribuir com sua vasta capacidade crítica em relação a luta pela reforma agrária no Brasil.
Situação da reforma agrária no Brasil
Segundo o dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Gilmar Mauro ”A estrutura fundiária do Brasil continua a mesma do período colonial”. Esta a afirmação infelizmente não é mera figura de discurso pois está alicerçada em estudos que comprovam que pouco se avançou em termos de distribuição da terra desde os tempos da Coroa Portuguesa.
Hoje, 1% dos grandes latifundiários domina mais de 40% das terras brasileiras. Não bastasse a altíssima concentração fundiária nas mãos de poucos, ainda há outro agravante. A esmagadora maioria dessas propriedades é improdutiva.
0 comentários:
Postar um comentário