10 de junho de 2011

Lançamento de livro na Uema não pode, mas fazer carreata eleitoral pode? Cadê a Justiça...

Relembrando alguns extraordinários momentos da campanha de 2010 via blogosfera, deparei-me com o episódio da utilização das dependências físicas da Universidade Estadual, por parte da Coligação “O Maranhão não pode parar”.

Este fato por si só já é grave! A lei eleitoral proíbe terminantemente a veiculação de propaganda de qualquer natureza nos imóveis pertencentes a administração pública (Lei n 9.504/97, art. 37). quem dirá ainda a cessão dos mesmos para o beneficio de comitê eleitoral.

As imagens registradas na mídia digital compravam ainda que este evento foi de grandes proporções.

Dias antes, os estudantes integrantes do DCE da Uema de Imperatriz, organizaram uma cerimônia de lançamento do livro Honoráveis Bandidos, uma biografia não autorizada do senador José Sarney, com presenças do escritor Palmerio Dória e demais convidados. Na ocasião baderneiros pagos compareceram ao evento para tumultuá-lo.

Foi inclusive em virtude desta algazarra toda promovida por uma duzia de rapazes (todos lumpemproletariados e semi-alfabetizados politicamente) que o Magnifico Reitor da Uema, Prof. José Augusto divulgou uma “nota oficial” onde destaca de forma claramente tendenciosa questões politico-partidárias. No texto lia-se: “É inadmissível o uso do espaço da Universidade a qualquer tempo para manifestações politico-partidárias”.

Dois pesos, duas medidas: Note que sequer o supracitado senador era candidato ou mesmo possuía domicilio eleitoral aqui no Maranhão. José Augusto porém nunca se manifestou “oficialmente” com relação a carreata organizada dentro do campus, transformado na ocasião em verdadeiro comitê eleitoral com direito a carros de som, bandeiras, etc.

Os indivíduos diante do poder estatal só podem confiar nas instituições jurídicas se estas estiverem em avançado nível democrático. Pelo visto no Maranhão a enorme relação entre poder politico e poder econômico, gera no curto prazo excrescências como essas e outras, tolhendo a liberdade dos homens e deslegitimando os que agora estão no poder.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

5 comentários:

Anônimo disse...

Prof Zé Augusto é mais conhecido como reitor balaio, quis fazer gracinha pra Jackson mas se deu mal. Alias ele faz gracinha pra quem ta no poder!!

Luis Diniz

Complexo Institucional Associação Planetária disse...

Creio que inclusive o Aderson Lago ta moveu processo na epoca, mas a julgar pelas fracas instituições juridicas que temos, não deu em nada

Anônimo disse...

Há meu ver udo é uma questão de quem esta no poder. Se Flavio Dino ou qualquer outro estivesse (Jackson, Marco Silva etc) qualquer um querer se beneficiar da maquina de uma forma ou de outra.
Elizete Martins - Tuntum MA

Anônimo disse...

E a comunidade academica? o que ela diz? Cadê os universitarios?
Não querem saber de nada relacionado a politica, ´so pegar o diploma e reproduzir o sistema. É por isso que estamos assim, nossas mentes pensanntes são analfabetas politicamente.

Michele Ribeiro

Anônimo disse...

Não existe crime organizado mais eficiente do que aquele que tem a conivencia do estado. Honoraveis Palmerio Dória