23 de junho de 2011

Atlas do Trabalho Escravo no Maranhão será lançado hoje no SALIMP



Estará sendo lançando oficialmente hoje, a partir das 15:00 (com tolerância de meio hora) o "Atlas Político Jurídico do Trabalho Escravo Contemporâneo no Maranhão" pela Ética Editora. O Atlas é uma publicação do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia que tem como organizadores Antônio Filho, Nonnato Masson e Reynaldo Costa.

O lançamento será realizado no Salão do Livro de Imperatriz, Centro de Convenções. Tive a honra de trabalhar neste belo projeto, na condição de pesquisador e revisor. O Atlas reúne informações de vários documentos oficiais, de relatórios de fiscalização do Ministério do Trabalho, processos trabalhistas, criminais, em tramite no INCRA que a assessoria jurídica do CDVDH acompanha além de um raio-x da questão sóciopolítico do Maranhão. Sintam-se todos convidados.

O trabalho escravo no Maranhão está por toda a parte, a partir de pesquisa nos relatórios se visualiza que em todas as regiões nas mais diversas atividades, já houve prática de trabalho “análogo a de escravidão”. Porém é a pecuária a atividade com maior incidência de casos de exploração da mão de obra escrava.

Neste caso, a famigerada situação de trabalhadores encontrados em condições degradantes nas terras maranhenses, tem se verificado que muito ainda falta avançarmos para erradicar este mal no nosso estado. Inexististência de políticas públicas adequadas para incluírem socialmente trabalhadores (as) além da falta de respeito à cultura dos povos do campo pelo agronegócio formulam uma lógica perversa e violenta.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde,
Após o lançamento do " Atlas do Trabalho no Maranhão", no SALIMP ,estará disponivel onde?
Como adquirir um exemplar?
Obrigada,
Marilene

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PRA ADQUIRIR ESTE VERDADEIRO DOCUMENTO DA HISTORIA MARANHENSE.

PROFA BETH

Anônimo disse...

Quando será o lançamento deste livro? Estou fazendo uma pesquisa nessa temática e interessei pela fonte. Como adquirir um exemplar?
Luciana.