9 de maio de 2011

Crise no PSDB, Kassab e os analfabetos políticos


O progenitor do (ainda em gestação) PSD, Gilberto Kassab afirmou no sábado ultimo que a nova sigla não terá “identidade ideológica”.

A principal retórica de grupo políticos conservadores ultimamente tem sido o fato de refutar posições “ideológicas”, ou seja, de negar serem de esquerda, direita ou de centro. Em essência parece-me que os mesmos, (claro, utilizando a má fé) querem dizer que somente a comunistas e ramificações de esquerda cabe o termo “ideologia”. Francamente.

A estratégia aqui deverá ser portanto de se aproveitarem do "analfabetismo político" de setores da classe média e do povo, infelizmente muito grandes no Brasil. O ostracismo e o descrédito na política, que Bertolt Brecht tanto criticou em um de seus mais famosos textos facilita o apadrinhamento e o surgimento de aberrações nos congressos e parlamentos, no poder executivo e até judiciário. Uma pena.

Só pra esclarecer mais este ponto: talvez Kassab e seu novo partido não imaginem que uma constatação tão primária quanto o fato de que todo mundo fala, ouve e vê a partir de pressupostos culturais, portanto ideológicos, os fizessem pelo menos reconhecer o caráter fisiológico e oportunista que já nasce o PSD.

PSDB e a desarticulado oposição conservadora no Brasil

Sintoma claro de que a oposição de direita neste país vive uma crise, o surgimento do PSD, na prática tenta resgatar politicamente mandatos do futuro cadáver, o DEM, além de proporcionar legenda para outros tantos desejosos em abertamente entrarem na bancada governista.

Por incrível que pareça (ou não) há rumores fortes de que tucanos de alta plumagem estariam apoiando a criação da nova legenda. Não duvido de nada. Até mesmo setores da ultra-direita que sempre acusaram José Serra e seus asseclas de serem duas caras afirmam isso. Quem sou eu pra dizer o contrário.

Basta acompanhar minimamente os jornais e percebemos que todos os suportes que ainda alimentam a oposição de direita são oriundos da própria impressa. Algo digno de lástima, já que quem deveria pautar a impressa eram eles, e não eles serem pautados pela impressa golpista, o PIG.

Outra: Daqui a dez dias acontece a eleição para escolha do novo presidente tucano. Serra por enquanto só se comunica com o mundo via twitter e ainda não disse se irá ou não ser candidato. Nos bastidores o nome de Fernando Henrique Cardoso já esta sendo ventilado por grupos serristas. Por enquanto de certeza mesmo e a candidatura de Sergio Guerra que tentará a reeleição apoiado pelo grupo de Aécio Neves. Muito pena vai voar ainda.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: