6 de abril de 2011

Buscador ecológico ajuda a preservar floresta amazônica

Uma organização social de interesse público intitulada Ecosia, de origem alemã, desenvolveu uma ferramenta de busca da internet que destina cerca de 80% do que arrecada para projetos de conservação de florestas tropicais na Amazônia.

Segundo Christian Kroll, um dos criadores da Ecosia, os links patrocinados ganham bilhões por ano e se apenas 1% dos usuários da internet adotar sua criação, uma área equivalente ao território do Ceará, em florestas amazônicas, pode ser salva por ano.

Segundo físicos norte-americanos da Universidade de Harvard uma única busca no Google equivale a deixar uma lâmpada acessa por uma hora, o que agrava mais a exploração de fontes enérgicas não renováveis. Eu tive o grato prazer de conversar via facebook com o físico Alex Wissner-Gross, que nos garantiu serem auto-sustentáveis todas as fontes de energia dos buscadores da Ecosia.

Winners nos informou também que o braço alemão da ONG já alocou cerca de US$ 160 mil na preservação do Parque Nacional da Juruema, situada entre o norte do Mato Grosso e o Sul do Amazonas. Com 1,9 milhoes de hectares, o Juruema é o terceiro parque do Brasil, atrás apenas do Jaú e das montanhas do Tumucamaque, com varias espécies ameaçadas de extinção (como a onça-pintada, o gavião-real e o peixe boi) além de funcionar como barreira ao avanço do desmatamento em direção a Amazônia Central. (Fonte destas informações colhida da Revista da SPBC).

Há que se parabenizar a atitude dos caras. Diante do descaso sofrido via estado brasileiro, que nos quer empurrar aberrações tipo Belo Monte goela abaixo. Como todos sabem um projeto degradador e que visa tão somente fazer caixa para empresas multinacionais e nacionais.
Sempre tive um pé atrás com certas ong’s devido a excessiva importância dado a elas no governo neo-liberal de FHC, mas hoje em dia percebo a enorme importância de iniciativas como essas da Ecosia.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: