3 de março de 2011

Conheça a Favela do Samba e o carnaval que Imperatriz não tem mais


Numa rápida passada pela capital, deparei-me esses dias com um mundo de certo forma bastante novo para mim. Estou já na casa dos trinta e começo a realmente perceber que o “obvio” é tudo aquilo que realmente não nos damos conta, quase sempre.

A Favela do Samba é uma das Escolas de Samba de São Luís localizada no Bairro do Sacavém fundada mais ou menos na década de cinqüenta do século passado. Possui em torno de seu eixo cerca de oitocentos integrantes entre passistas, músicos, técnicos, produtores, artesãos, artistas e promovedores em geral. Sua bateria, apelidada de Carcará, possui cerca de cento e vinte pessoas todas da comunidade em "ritmo de emoção a flor da pele". Falo sério. Me arrepiei mesmo ou será que entrei em transe quando os vi no ensaio geral na sede da escola? Nem Freud explica nossas “raízes sangrentas raízes”.

Utilizo a Sociedade Recreativa Favela do Samba (é assim seu nome oficial) para salientar o quanto de inclusão social perdemos todo ano em Imperatriz apenas enfiando grana nos trios elétricos chatos, maçantes e repetitivos, alienantes por vezes. Perdemos de vista possibilidades de geração de renda, emprego, turismo e ocupação para nossos jovens. Sim, o sujeito que ao invés de estar de cara pra cima poderia muito bem confeccionar, desenhar e produzir os carros alegóricos, samba-enredos, fantasias e temáticas mil conforme a imaginação permita.

Eu era criança na época (década de noventa) mais me lembro muito bem que ainda existiam por aqui os carnavais de rua e os artistas carnavalescos de nossa cidade se mobilizavam para botar a turma pra desfilar e disputar na avenida. Deveriam ter sidos bons tempos estes. Havia a “Unidos de Vila Nova”. Onde será que ela foi parar?

Perdeu-se também assim como nossa Feira de Artes, Festival de Teatro, Casa de Mémoria e tanto outros projetos culturais que sucessivas e pífias gestões ligadas à cultura não possuem interesse de resgatar. Segue a pasmaceira geral com este carnaval alienante importando da Bahia que não gera nada pra os imperatrizenses só mesmo trabalho pra PM na Beira Rio. Nego bebe tanta cachaça que acaba brigando. Poderia estar desfilando. Ah, tem uma tal de jardineira, mas não é mesma coisa.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

Gonzo Sade disse...

Pode crer, cumpade. Atrás desses trios elétricos só vão os que já morreram.

Clarícia Dallo disse...

Gostei do texto! Apoiado!
Em 2009 teve jardineira - muito bom! Ano passado concurso de marchinhas - que beleza!
Já neste ano O Bloco do Imprensa - uhuul! \o/

Espero que o carnaval imperatrizense melhore cada vez mais e envolva as pessoas da maneira q vc colocou no texto.

Agora é a vez do Bloco do Cinema no teatro! Já preparou sua fantasia?

GUSTAVO disse...

Oi, beleza?
BAstante feliz com este seu textoi, foi muito feliz.
Por coincidencia sou integrante da batéria carcara. Aqi em SLZ tem muitas pessoas que criticam as escolas de samba, principalmente os políticos, pois sao os maiores beneficiados com o desvio de dinheiro para esta historia de trios eletricose com as tais bandas de forró eletrico. Ja é hora dos maranhenses acordarem e valorizar o que é NOSSO, qualquer coisa q quiser manter contato e saber noticia da nossa querida Favela, é so me add:ovatsug_tricolor@hotmail.com
Abraço