8 de março de 2011

E deu 'Cinema no Teatro' na folia do carnaval de Imperatriz


Eu sinceramente não botava a menor fé. Fui participar do bloco “Cinema no Teatro” pela convicção, quase militante, de quê um projeto que busca divulgar via incentivo estatal o que tem de melhor no cinema produzido na contemporaneidade deveria ser no mínimo digno de nota em nossa cidade.

Antes de qualquer coisa gostaria de esclarecer que o carnaval pra mim é quase uma conjugação do pretérito perfeito. Explico melhor. Estou velho, pelo menos mentalmente. Até o ano de 2009, carnaval era sinônimo de detonar inicialmente na sexta à noite, amanhecendo o dia, para depois dormir duas horas, acordar de novo e sair atrás do trio elétrico vestido de mulher. Eu era (sou) um caipira, que adorava a escrutiação.

Aquele carnaval de 2009 foi o ultimo mesmo em que fui adolescente. A idade chegou, a grana mixou, o amor incidiu e não dá pra fingir mais que nada ta acontecendo. Com os grandes poderes vêm junto as grandes responsabilidades, já dizia o nosso amigão preferido da vizinhança mister Homem-Aranha.

Fui então até a Praça da Cultura com uma única idéia na cabeça: prestigiar e contribuir para que mais do que nunca o “Cinema no Teatro” seja sempre uma realidade. Meia noite, tal qual a Cinderela, pego minha pequena e volto pra casa. Era esse meu plano.

No entanto vejam só: não é que o bloco vence e recebe a premiação de Hum mil reais!?! Não sei o que os organizadores farão com a grana (que não é muita coisa), mas fico extremamente aliviado em imaginar que tudo isso dá uma gás e tanto para que o projeto siga adiante. Que bom!

Quebrando totalmente meu ritmo e ainda em clima de comemoração descemos para a Beira-Rio, uma galera só. Lógico que tive que fingir que estava me divertindo, mas no fundo no fundo só pensava em assistir o desfile da Unidos da Tijuca, deitado no sofá de casa, bebericando um vinho seco, relaxado e nem imaginando o que poderiam estar fazendo a galera pós-moderna na casa da Didi Praes, uma pessoa extremamente simpática e interessante, pra não dizer o contrário (piada interna hein, só quem tava ontem no bloco saca!).

Longa vida ao Cinema no Teatro e a todos os carnavais que eu não poderei estar junto.

Fica aí um conselho: se passou de leve pela sua cabeça a possibilidade de cair na folia pelo menos nesta ultima noite de terça feira de carnaval eu só tenho a aconselhar: vai firme! Pode ser que este seja o seu ultimo também. Ah, e na próxima segunda as 19:00, a gente se vê pelo Teatro Ferreira Gullar.


Post Scriptum: Só pra constar em registro: minha fantasia tentou trazer a lembrança do filme "Bom dia Vietnã", com Robin Williams fazendo o papel de um radialista em plena guerra. Mesmo assim a moçada diz que eu queria ser o Chê Guevara. Ah! Me parece que o recurso do prêmio será destinado a compra de equipamento para o projeto. Mais informações depois.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: