31 de março de 2011

Do 31 de março de 1964 a Jair Bolssonaro


Bem antes que os militares instituíssem seu regime social e político, o Brasil já amargava a injustiça social como principal mote de sua cultura. Em termos práticos aos adeptos da pseudo-revolução de 1964 restaria tão somente o papel de gerenciar fome e miséria. Afinal índices de pobreza e analfabetismo já eram gritantes por aqui. A escrotidão dos militares chegaria ao seu termo no dia 31 de março, véspera do dia da mentira, o 1° de abril, quando uma mega operação destituiu do poder o presidente João Goulart, em nome de um suposto combate a “perversa” lógica comunista e a assim chamada “segurança nacional”.

Intelectuais, estudantes, professores, e qualquer um que ousasse dizer que focinho de porco não era tomada - tomava cacetada. Muitos foram presos e outros tantos torturados e vejam só, dentre estas pessoas, a atual presidenta do Brasil, companheira (camarada?) Dilma Rousself.

De lá pra cá salta aos olhos o desagradável quadro desenhado atualmente. A máxima “vão-se os dedos e ficam os anéis” cai como uma luva se observamos que na ultima visita do presidente Norte Americano Barack Obama, estavam lá convidados pela ex-guerrilheira Dilma, nada mais nada menos que Collor de Melo, José Sarney e tantas outras figuras filhotes da ditadura.

Talvez uma de suas crias mais eminentes e ferozes seja o deputado federal eleito pelo Rio de Janeiro (não coincidentemente o estado com maior numero de generais reformados) Jair Bolssonaro. Filho da escrotidão, escroto deverá ser.

Bolssonaro me parece mais um cartoon. Um estereótipo, caricato e perigoso, que na verdade nos confirma ainda estarmos vivendo uma ressaca dos anos de chumbo. A ultima que o infeliz proferiu pode lhe causar a perca do mandato por uma ação judicial por racismo ao chamar de promiscuidade a suposta relação de um filho seu e uma negra. A autora da pergunta, Preta Gil, encabeça a ação.

No twitter e em outras ferramentas de comunicação digital, abriram-se diversas frentes de protesto contra o deputado falastrão. Inclusive está sendo uma campanha e tanto pela sua cassação, mas ao que me parece, infelizmente, apenas comentam-se o superficial. O povo brasileiro ainda não aprofundou a questão da Nação-Brasil e sua invenção. Senão vejamos.

Recentemente Dilma cortou dos cofres públicos, a bagatela de cinqüenta bilhões. Boa parte desta dinheirama foi-se para o BNDES, para financiar a ciranda econômica capitalista e seus agiotas, bem como garantir saúde aos banqueiros e corporações internacionais. Aos de baixo resta novamente à esperança de sobrevivência até dois mil e catorze, momento de novas promessas e especulações. Assim caminha a humanidade.

Porque não temos um twittaço ou uma mega campanha na rede denunciando essa permanente exclusão social do Brasil, que mudou muito pouco da ditadura pra cá e ainda continua privilegiando os privilegiados e penalizando os necessitados?

Talvez os motivos ainda residam lá em 1964, ou em 1968. Épocas que se formaram criaturas biltres como Jair Bolssonaro e os meios de comunicação de massa, que de tão alienantes transformam em guerrilheiros e milicos, nos meros fantoches do capital, gerentes da cultura da miséria e violência, do racismo e da exclusão social.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

Anônimo disse...

SOU ELEITORA DO DEPUTADO JAIR BOLSSONARO E CONTINUAREI A SER.

Glauco disse...

Rapaz... estou confuso. Afinal você é contra os militares ou é contra os filhos Dilma PuTa???? O quê você quer??? Fala mal de tudo e todos e que o bem geral? Maluco!!!!!!

Anônimo disse...

ACREDITO QUE VC TENHA QUE ESTUDAR MAIS A HISTÓRIA DO SEU PAÍS E NÃO FICAR REPLICANDO FALAS DOS OUTROS E PRINCIPALMENTE DE GENTE QUE NEM VIVEU A ÉPOCA. HÁ MUITOS BRASILEIROS DE BOA ÍNDOLE QUE VIVERAM AQUELA ÉPOCA E PODEM TE CONTAR O QUE REALMENTE ACONTECEU E ACREDITE VC VAI FICAR DE CABELOS EM PÉ QUANDO DESCOBRIR A VERDADE.