12 de janeiro de 2011

Reforma agrária e meio ambiente

Texto propositivo e aberto a discussão sobre dois grandes pilares da emancipação social. A reforma agrária é um destes pilares, Temos que propor a organização e o incentivo da produção camponesa ligada diretamente com o meio urbano, da intervenção do estado, que sustente de forma objetiva a realização da reforma agrária que estimule as formas cooperativas da produção, que garanta condições de competitividade pra esse produtos, que garanta possibilidade de um de outro perfil produtivo, que seja ecológico, que tenha escala de produção e vínculos diretos com o consumo das cidades. Finalmente é necessário democratizar a terra, democratizar os meios de produção e democratizar o poder, porque terra no Brasil esta associado ao poder da velha oligarquia.
Finalmente na questão ambiental, não se trata apenas em defender a preservação da Amazônia e de seu patrimônio, isso já vem sendo feito e nós sempre apoiaremos essa luta. Trata-se de defender uma nova concepção de existência para o ser humano e de sua civilização. A reprodução desse modo de consumo de produção capitalista é insustentável neste planeta. Acenam com a idéia de que padrão de vida dos Eua, Europa, Japão e Canadá, são o que devemos alcançar para chegar ao primeiro mundo. Mas chegar ao primeiro mundo nestes termos significa inventar ou descobrir mais quatro planetas Terras, porque esse dito primeiro mundo, que possui 20% da população mundial, consome cerca de 80% dos recursos naturais.
Lançamos como linha geral a necessidade de tributar, taxar, penalizar as atividades econômicas que são predatórias e estimular as que são sustentáveis, além disso propor ao estado brasileiro que assuma a frente da construção de um novo centro de conhecimento de saber e de produção científica como foi a Petrobrás, que desenvolva um novo processo de produção e que chame a população brasileira para uma campanha de educação ambiental . Fora disso companheiros é balançar a bandeira de “verdinho” sem perspectivas de dar uma resposta a realidade objetiva. O Brasil pode e deve ser vanguarda nesta questão a nível mundial.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: