10 de dezembro de 2010

Ex-banqueiro alemão cita Roseana em seu livro de denúncias


O banqueiro Rudolf Elmer, ex-vice-diretor da filial do banco suíco Julius Bär, nas ilhas Cayman, confirmou em livro editado no último mês de março, na Alemanha, que a governadora Roseana Sarney era uma das clientes do banco.

O titulo do livro é bem sugestivo: “Terror Bancário” e a informação confirma dados obtidos pela ONG Wikileaks, especializada em rastrear dinheiro sujo. Segundo a organização, Roseana e Jorge Murad abriram uma conta em 1993 que teria movimentado 150 milhões de dólares até 1999. ·.

O livro de Elmer ainda não editado em português, mas existem trechos disponíveis na internet, é só usar o google idiomas e ter alguma paciência pra compreender os enunciados.

Segundo a revista Istoé-dinheiro, Elmer é uma espécie de “homem-bomba da Suíça”, devido ao grande acumulo de informações que possui ao longo dos seus sete anos auditor do banco em Zurich, na Suíça, onde acabou sendo promovido a vice-diretor responsável pelas operações nas ilhas Cayman. Conhecido paraíso fiscal para políticos que utilizam o estado de direito para transações financeiras sigilosas.

Elmer manifestou recentemente disponibilidade para prestar esclarecimentos a justiça brasileira, em sua entrevista a revista Istoé-dinheiro: “passaram pelo Julius Bäer em Cayman empresários, políticos e advogados brasileiros. Se houver interesse, posso vir a colaborar com a Justiça brasileira.” Afirma.

O livro de Rudolf Elmer abre caminho para que as autoridades brasileiras puxem o fio dessa intrincada meada. Resta para nós maranhenses o vexame de saber que a única pessoa de nacionalidade brasileira citada no livro foi Roseana Sarney, que agrega agora ao seu repertório de práticas suspeitas um palavrão, Korruptionskandal, que não é preciso conhecer alemão, basta conhecer o sobrenome Sarney para entender.

Entenda melhor os detalhes clicando aqui

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: