18 de novembro de 2010

Prof. Iva Sousa, candidata a reitoria da Uema questiona: onde estão os 21 milhões da Fapead?

Em uma rápida entrevista na noite de ontem a professora Iva Sousa da Silva, candidata ao cargo de reitora da Uema, nos prestou alguns esclarecimentos quanto a sua candidatura e da atual situação em que vive a universidade. Iva foi enfática em dizer que sua campanha é totalmente limpa e que havia se desligado de suas funções em tempo legal. Disse também entender que a Uema está longe de suas reais potencialidades e convidou a comunidade geral a participar da votação dia 24 de novembro.

Sobrou mesmo para o atual reitor José Augusto de Oliveira, que segundo Iva não deveria ter se candidatado novamente, visto que há várias interpretações negativas no Regimento da Reitoria quanto ao fato de Augusto esta disputando seu terceiro mandato. Segunda o Iva o Consun ( Conselho Universitário da Uema) que havia aprovado esta candidatura de Zé Augusto, é formada na maioria por membros da atual gestão.

Sobrou também para o atual vice-reitor, Gustavo Pereira da Costa, e candidato a re-eleição com Zé Augusto. Gustavo é um dos fundadores da Fapead, Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, recentemente envolvido num escândalo denunciado pela Procuradoria Geral do Estado do Maranhão. Consta que na prática, só da Casa Civil e da Secom, a Fapead embolsou (e desembolsou) R$ 21 milhões. Sem licitação e nada mais que contratos “mambembes.”

“Se houver um debate decente neste processo eleitoral eu mesma questionarei: Onde foram parar os 21 milhões da Fapead?” Nos desabafou Profa. Iva, junto com sua vice, a Profa. Geovania Braga, lotada no Departamento de Medicina Veterinária da Uema/Cesi.

Iva manda ainda recado: “Fortaleceremos a UEMA, através da forma colegiada de gestão”. E complementou “Já na primeira metade deste ano, iniciamos uma caminhada pelos Centros, Campi e Pólos objetivando incrementar os debates e concretizar uma parceria. Para a construção de uma Universidade melhor, precisamos dar vivacidade, vitalidade e, inclusive, permitir que a sociedade seja incluída nessa discussão.”. Finaliza.

Iva Souza da Silva, 59 anos, é brasileira, maranhense, natural de São Luis, tem formação inicial em Pedagogia com Especialização em Planejamento Educacional e Metodologia do Ensino Superior; Mestrado em Ciências da Educação. Está concluindo Doutorado em Gestão Educacional, com defesa prevista para final de 2010 na Universidade Fernando Pessoa, cidade do Porto/Portugal.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

Luiz Noleto disse...

Caboclo estareia chagando aí amanhã pela manhã. A noite estarei no Claudecy. Não publica é só para informação.

benjamim cunha disse...

Falta perguntar a Iva o que ela acha de ter comandado o PQD que rendeu milhões a Waldir Maranhão; O escândalo da FAPEAD é com a SEPLAN, não é com a UEMA; Pergunte também a Iva quem banca sua campanha e por que ela não pede para sair da ainda coordenação do PQD;
Sobre Henrique Mariano, pergunte como ele explica o financiamento de sua campanha pela UNIVIMA e SEDUC, inclusive com servidores da UNIVIMA e carros alugados da SEDUC.
Sendo assim, podemos dar credibilidade a eles e ao blog.
abraço!