17 de novembro de 2010

Ilha do Medo


Não meus caros, eu não vou comentar sobre a desastrosa segurança pública da capital São Luis e o caos administrativo que se instalou na mesma. Isso eu deixo pra meus companheiros blogueiros que estão mais cercados de informações por todos os lados de lá, do que eu. Alias, diga-se, fazem um excelente papel de informar.

Na verdade o texto aqui é apenas uma dica de cinema para os que curtem um filme cercado de suspense e climas psicológicos dramáticos, no melhor estilo kafkiano possível. Não se enganem com o trailer, não é um filme de terror, há climas sombrios e personagens idem, que parecem ter surgido de alguma narrativa de Haníbal Lecter, o canibal mais famoso do cinema. O personagem principal é Leonardo Di Caprio (que está muito bem) no papel de Teddy Daniels, agente federal que investiga o desaparecimento de um paciente no Shutter Island Ashecliffe Hospital, em Boston.

O local fica numa ilha de pouco acesso e quando uma tempestade daquelas resolve cair, impedindo idas e vindas, Teddy tenta buscar mais informações, mas enfrenta a resistência dos médicos em lhe fornecer os arquivos que possam permitir que o caso seja aberto.

A direção, muito competente, é de ninguém menos do que Martin Scorsese, que dá uma verdadeira aula de cinema, levando a produção ao estilo “noir”, dos velhos filmes policiais de suspense, cínicos e antipáticos. Talvez com uma pitada de expressionismo também.

Ok! O roteiro não é la dos mais originais, e o telespectador mais esperto pode muito bem desvendar o lance final. O grande êxito do filme é sua excelente fotografia aliada aos diálogos “semi-esquizofrênicos” de alguns personagens. Eu prefiro não aprofundar mais para não estragar a "surpresa" de alguem.
É diversão garantida! Para ver o trailer clicke aqui

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: