Que a política possui diversificadas nuances em sua dinâmica nas sociedades que como a nossa buscam democracia, isto não é nenhuma novidade. A relação dirigentes/base nem sempre é harmoniosa e o critério de aumentar as forças internas custe o que custar muito vezes é a única estratégia visualizada.
O ano aqui é 2007, e em Imperatriz uma frente política começou a ser discutida, provavelmente com origens políticas na Frente de Libertação do Maranhão, que teve o nome de Jackson Lago vitorioso na recente eleição de 2006.
Fica o registro aqui não apenas como mera curiosidade, mas como objeto de avaliação das estruturas políticas, da dinâmica partidária e da História Política do Partido dos Trabalhadores, que um dia representou os anseios da esquerda brasileira.
O trecho abaixo foi retirado do Blog de Isnande Barros, na época Presidente do Diretório Municipal do PT.
Quinta-feira, 5 de julho de 2007
MADEIRA E JOMAR
Mesmo sem o apoio de Euramir Reis e Daniel Souza (lembram da matéria publicada no jornal local no mês de Março???) a parceria Madeira e Jomar caminha para consolidação de uma aliança ampla para a disputa das eleições de 2008.
PT, PSDB, PCdoB, PDT, PPS, PCB...
Pode ser assim, menos, ou mais... o tempo dirá. Quem se viabilizar terá apoio do outro. O almoço realizado no Boi na Brasa no último sábado mostra a aproximação e a consolidação da aliança.
Madeira prefeito - Terezinha vice
Jomar prefeito - Lula almeida vice
Tudo pode acontecer.
3 comentários:
Isso foi fato!
Tendo como base a Frente de Libertação do Maranhão, PT e PSDB de Imperatriz negociaram uma possível aliança para o pleito de 2008. Eu mesmo, representando o PT - na qualidade de presidente da sigla - participei de reuniões com representantes do PSDB local - dentre eles Madeira e Lula Almeida.
A aliança não vingou, pois uma Plenária do PT definiu que teríamos candidatura própria e apontou o nome do companheiro Jomar Fernandes, para a disputa do cargo.
O fato virou História, e deverá ser objeto de estudo no futuro.
Abraço, Carlos Leen.
Caro Isnande:
Sem duvida é no minimo "curioso" esta aproximação entre dois adversarios historicos.
De resto afirmo-lhe que segundo palavras do próprio presidente Lula,o governo do PT é no máximo "social-democrata", de centro, portanto.
Abração e parabens pelo seu trablho no blog!
quem não se reuni se extingui...
é o caso do PT, em Imperatriz agora só falta o cara de madeira...
alianças partidas
e a política fica assim...
sem proposta.
Postar um comentário