31 de outubro de 2010

Nós que nos amávamos tanto

Sábado de ressaca. Véspera do dia da eleição. Em casa e sem muitas opções (nem vontade) de saída, resolvo “rever”, depois de muito tempo, um dos mais belos filmes que o cinema já produziu. Trata-se do “drama” italiano Nós que nos amávamos tanto, de Etore Scolla.

Não sei se a definição “drama” cabe tão bem para esta película, pelo menos não deveria ser chamado só assim, pois há outras possibilidades de percebê-lo.Cognoscentemente há diversas leituras ali.

O enredo gira em torno do encontro de Gianni, Nicola e Antonio, nos anos 70. Três amigos que lutaram juntos numa milícia guerrilheira contra os nazi-fascistas, na Segunda Guerra Mundial, e que através de lembranças de 30 anos atrás, incluindo o amor deles pela mesma mulher, percebem o mar de equívocos a que a realidade tende a nos arrastar.

A partir daí o diretor esmiúça com forma e graça a condição humana, tendo como pano de fundo a Itália pós-guerra, aonde os ideais e as paixões tornam-se o próprio sentido de viver para a grande maioria, quer sejam os indivíduos politizados ou não, de esquerda ou de direita, ricos ou pobres. As convicções tornam aquilo que o homem é, seria esta a constatação óbvia do enredo de Scolla.

Há ainda mais: o ser humano estaria sozinho nas suas debilidades e unido nas suas possibilidades, ou seja, o que nos torna úteis uns aos outros são nossa qualidades, nosso poder de contribuir com a vida, nossa completude em existir dependendo de nossa contribuição à luta contra as intempéries da realidade.


Numa das cenas os três amigos (um deles Gianni, o que tinha ficado rico) afirmam “Nossa geração foi um nojo”. Talvez fazendo uma auto-reflexão, Gianni tenha chegado à constatação de que seria melhor se tivesse morrido no campo de batalha, pelo menos assim seria lembrado como “algo melhor”.


Já o aloprado Nicola deixa um recado: Viver como gostamos custa pouco por que se paga com algo que não existe: A Felicidade !


Caso alguem se interesse em assitir clicke aqui e baixe o filme. Nota 10!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: