9 de outubro de 2010

Eleições na UEMA mexe com o brio das ratazanas de plantão


O atual Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. José Augusto Oliveira (foto), comumente chamado de “reitor balaio” pelo time de víboras jornalísticas do grupo político da atual governadora Roseana Sarney, está literalmente vivendo o que se pode chamar de um “inferno astral”.

E que com o inicio da campanha que deve escolher o próximo ocupante do magnífico cargo, até agora ainda não ficou claro se José Augusto poderá ou não concorrer novamente. Na época que assumiu pela primeira vez ao posto maior da UEMA, Zé Augusto era vice de nada mais nada menos que Waldir Maranhão, que abdicou do cargo para assumir uma vaga na Assembléia Legislativa Federal. O Estatuto da UEMA prevê o seguinte: “Parágrafo único O docente que exerceu ou estiver exercendo o cargo de reitor ou vice-reitor da UEMA, poderá reeleger-se por igual período, para o mesmo cargo.”.

O imbróglio reside no fato de não se saber ao certo se os primeiros nove meses em que o atual reitor esteve no cargo – quando Waldir Maranhão deixou a instituição para disputar vaga na Câmara – deve ser contado como mandato ou apenas como tampão.

Na berlinda agora José Augusto vai transitando entre os aliados e formando entre os seus, prováveis candidatos para compor a famigerada Lista Tríplice, onde, segundo o Artigo 40, a governadora poderá escolher entre os três mais votados. A comunidade acadêmica nos últimos anos tem pressionado bastante para que seja escolhido aquele com mais votos, no entanto, sabemos que o ideal mesmo é derrubar de vez qualquer possibilidade de um menos votado vir a assumir.

É sabido por todos também que a UEMA tem sido um ótimo negócio para quem deseja se lançar na política ou mesmo enriquecer de forma rápida. Os escândalos via Fundações são como fantasmas que assombram velhos e novos gestores e enchem de revolta estudantes, professores e técnicos administrativos.

Nos corredores conta-se que Waldir Maranhão e Anselmo Raposo já investem pesado na campanha do obscuro Henrique Mariano, cria direta de Waldir e títere de marca maior.

Fica a reflexão de quê não podemos aceitar pessoas comandando a Universidade da Câmara Federal ou da Secretária de Estado. A UEMA tem que ser maior que essas pessoas que sucatearam a Universidade nas gestões anteriores, usada para usos pessoais e político.

Os vampiros continuam afiando os dentes na calada.........

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

8 comentários:

Anônimo disse...

é impressionante como uma Universidade Séria, ainda é tida pela oligarquia e seu capachos como um circo pegando fogo..!

Anônimo disse...

De fato, o sucateamento da UEMA praticado pelos seus gestores é uma vergonha nacional. Essa universidade deveria passar por uma auditoria séria em todos os seus segmentos. desde muito a Uema tem sido utilizada como instrumento legal do estado para lavagem de dinheiro e enrequecimento de alguns gestores, ocupar o cargo de reitor tem sido a galinha dos ovos de ouro para quem veste a carapaça de educador com compromisso com o desenvolvimento desse famigerado estado que agoniza por um libertador.

Carlos Leen Santiago disse...

Caros anônimos:
Se quiserem fiquem a vontade para assinar seus nomes nos posts.Dá mais credibilidade as opiniões.
No mais agradeço pelas idéias!

Francis disse...

Você deveria conhecer o curriculum vitae do prof. HERIQUE MARIANO para não chamá-lo de obscuro. A imprensa deve se inteirar de uma determinada situação para não ficar divulgando dados errôneos. Procure conhecer o professor HENRIQUE MARIANO para não ficar dizendo falácias.

Prof. João Leal Silveira disse...

Caro Carlos Leen
Eu conheço o professor Henrique Mariano há muito tempo. Engana-se aqueles que pensam que eles possa ser comandado. É um profissional de mão cheia. Ele dá de 10 a zero na maioria dessa turma ai. Assim, na minha opinião, xingá-lo me parece ser desespero, pois sua candidatura cresce muito, pois é competente e mais, tem um grande transito nos meios educacionais e empresarial. Seria de bom senso, que houvesse mais respeito pelas pessoas.
A UEMA está realmente precisando de uma renovação e acredito que o professor Henrique Mariano é uma pessoa adequada para colocar a UEMA no século 21.

Mauro Silva disse...

Caro professor Francismar

Apoio seu comentário integralmente. O professor Henrique Mariano é decente, inteligente e empreendedor.
Estou também com ele. Votarei nele pois tenho certeza de sua competência. O resto é fofoca para tentarem denegrir a imagem do candidato. Isso é feio Carlos Leen.

Anônimo disse...

Pelo visto, a UEMA é um covil cheio de cobras; ninguém quer gente nova no poder.
Por favor, a nossa UEMA merece respeito; deixem de avacalhar os nossos professores que estão na condição de candidatos. Acho que eles nem sabem que nos degladiamos cotidianamente.
Todos os reitoráveis são dignos de nossa confiança até que se prove o contrario, ou sejam denunciados como fichas sujas; até la, tudo bem.

Aluno UEMA disse...

O fato é que MARIANO teve uma votação pífia, a qualidade vai continuar...