25 de setembro de 2010

Movimento estudantil de Imperatriz realiza ato #ForaRoseanaSarney

Já já posto as fotos!
Imperatriz 50 graus, pelo menos essa era a sensação térmica no inicio desta tarde do dia 24 de setembro, um dos meses mais quentes nos últimos anos na cidade. Mototaxistas, estudantes, profissionais liberais e diversas figuras populares aos poucos foram chegando à Praça de Fátima, ponto central para diversas mobilizações e atos políticos na região. O caos do trânsito transformava a melancolia em tédio, que aos poucos ia sendo quebrado pela insurgência do carro de som contratado pela organização do movimento.
Com o cair da tarde e o sopro da brisa, ficam criadas as condições para o inicio da passeata. As mulheres são as mais empolgadas e não economizam garganta na hora de gritar “Fora Sarney” e “1, 2, 3, cadeia pra Sarney e pra ficar bacana vai também a Roseana”. O tédio agora era transformado em melodia literalmente. O comércio sai as portas em peso com sinais de aprovação e entusiasmo pela iniciativa do movimento.
Fico impressionado com a forma simpática que motoristas e a própria policia militar tratam a passeata. Nada mais legitímo, penso. As falas de professores e outros agitadores políticos são furiosos, empolgando os manifestantes, que em sua maioria tinha pouco mais de 18 anos.
A trajetória da passeata em suma foi boa, o que não quer dizer que tenha sido tranqüila, por vezes percebíamos a euforia e o desabafo de alguns latejarem “poros a fora”, numa clara associação do receio que sentiam pela situação política no Maranhão. No texto do movimento lia-se: “A luta contra a oligarquia Sarney tem base na luta dos povos por seus territórios. Da quebradeira de coco, do quilombola, dos trabalhadores rurais que sofrem com o trabalho escravo, do indígena, passando pelo pequeno produtor sem terra. É a luta dos trabalhadores do campo e da cidade. É a luta por uma Universidade Estadual do Maranhão com autonomia.”
As 18h15min depois de percorrer vários kilometros, os estudantes abrem uma grande roda no meio da praça e fazem os encaminhamentos: reunião na próxima semana e articulação de um novo ato. O segundo turno vem aí, te cuida oligárquia.
Parabéns a UEMA – UFMA – MST e demais grupos políticos envolvidos– PT – PcdoB – PSOL – PDT - Cursinhos - Escolas.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

6 comentários:

COM CONTINUAÇÃO - POR FELIPE KLAMT disse...

E AS FOTOS COMPANHEIRO?

José María Souza Costa disse...

Oi Carlos bom dia. Vamos seguirmos juntos pelos Blogs, para facilitar as minhas leituras
O meu é:
http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

Carlos Leen Santiago disse...

Como certeza caro amigo Jose Maria, já linkei o endereço do seu blog e sugiro que você faça o mesmo com o meu.

Cristiano Capovilla disse...

Parabéns pela manifestação do #ForaRoseanaSarney em Imperatriz. Graças a vc e tantos outros que ajudaram nessa empreitada.

Saudações.

Anônimo disse...

LEMBRANDO! Vamos nos mobilizar também daqui a dois anos quando da eleição para os membros da camara de vereadores e não vamos deixar apagar da memoria do povo de IMPERATRIZ a corja que ali exite alguns prostituidos e oportunistas e que merecem todo o nosso NÃO!
Hey Ho Lets Go!

Carlos Leen Santiago disse...

Caro Capovilla valeu pela visita.
Fico honrrado!