3 de agosto de 2010

Magno Cruz morre depois de cirurgia no fígado


É com imensa tristeza que informo o falecimento do nosso camarada Magno Cruz, militante histórico e reconhecido combatente da luta social e antirracista no estado do Maranhão. Sábado Magno foi submetido a uma cirúrgia de câncer no fígado e veio a falecer hoje pela manhã. Magno Cruz deixa para todos nós um grande exemplo de dignidade, de altivez em sua luta incansável por melhores condições de vida dígna, autoestima e respeito ao nosso povo.
O velório ocorrere sua casa Rua 19, Quadra O, Casa 7 - Conhaserma (próximo à sede do MAC).
Engenheiro de formação e militante do movimento negro por convicção, Magno Cruz foi um intransigente lutador por justiça social e direitos humanos. Forte, mas sem perder a ternura, foi líder à frente do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN/MA), do Sindicato dos Urbanitários, além de ex-presidente da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), entre outros espaços de atuação. Aguerrido e arrojado, não resistiu à luta contra um câncer no pâncreas, para cuja retirada havia recentemente se submetido a uma cirurgia – sua subida pega de surpresa familiares, amigos e companheiros de luta, pois a informação que se tinha era a de que a intervenção lograra êxito.
Magno Cruz foi ainda um militante pela causa da democratização das comunicações. Apresentava um programa na Conquista, rádio comunitária do Coroado (bairro da periferia da Ilha), por que sempre lutou também, apesar de sucessivos lacres e ataques à liberdade de expressão dos que geralmente não têm voz.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: