10 de julho de 2010

Lançamento - ILHA DE SÃO JOSE - Banco de Dados


Projeto de audio-visual busca registrar conjunto dos bens culturais e ambientais da Ilha de São José.
A ilha de São José está localizada no Rio Tocantins, na cidade de Babaçulândia-MA. Com a contrução da Hidrelétrica de Estreito a ilha com 12 Km de extensão e 4 km de largura será totalmente inundada com a criação do lago ainda este ano, em dezembro. Neste exato momento 84 familias estão sendo deslocadas.
O projeto BANCO DE IMAGENS -ILHA DE SÃO JOSÉ, permitirá o registro da cultura, dos saberes, da geografia e dos sentimentos ligados a natureza, buscando viabilzar os filmados se olharem e visualizarem a própria cultura.
Dia 16 de Julho exibição em Babaçulândia. Dia 18 de Julho em Carolina. O projeto tem o apoio do IPHAN.

Relatório de uma visita a Ilha de São José

A constatação mais flagrante que obtivemos foi a disparidade semântica que os moradores da ilha possuem em relação ao CESTE no que tange à concepção do que seja progresso e desenvolvimento.
Enquanto o consórcio responsável pela barragem propaga a idéia de progresso como sinônimo de desenvolvimento associado à urbanização e produção de energia para a venda, os moradores da ilha de São José, por seu turno, olham essa concepção com desconfiança e perguntam pelas garantias de uma vida digna.
Outra questão sintomática é que os moradores, principalmente os mais velhos, perderam o interesse pela lavoura e as criações de animais. As vazantes estão sendo abandonadas aos poucos e o gado vendido, por conta da iminência das águas.
Concluiu-se nessa primeira parte da pesquisa que a população está perdida, sem saber para onde vai depois que as comportas da barragem forem abertas, nem a quem recorrer para pedir esclarecimentos sobre os seus direitos. Com isso, o CESTE está sendo inicialmente imprudente, deixando os habitantes da ilha nessa aflição. Todas as cinco famílias que foram entrevistadas são contrárias à construção da barragem e às suas saídas da Ilha da forma como está sendo feito, sem trazer maiores esclarecimentos para os mesmos. E principalmente, sem deixar brechas para lutar pela permanência no seu lugar de origem ou melhores condições de realocação.
A perspectiva da pesquisa não é somente a de coletar dados e discorrer sobre eles, mas é, acima de tudo, interrogar até que ponto projetos desse porte são nocivos para as populações atingidas e se as vantagem são realmente viáveis.
Apesar da pesquisa ainda estar no seu início, os resultados parciais apontam para fortes impactos, tanto econômicos, quanto sociais, causados pela UHE Estreito às populações da região, especialmente para os habitantes da Ilha de São José.
Econômicos porque os moradores vão perder sua principal fonte de renda e subsistência que é o rio, tanto por causa do pescado quanto pelo transporte para outras localidades, as vazantes e a criação de gado.
Sociais pelo fato de que com o reassentamento proposto, serão desfeitos a maioria dos laços pessoais e de parentesco existentes na comunidade, sem falar de que existirão mudanças na organizações social das famílias, mesmo que elas morem em casas contíguas.

Por Cicero Junior
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Anônimo disse...

o prefeito sebastiao madeira de Imperatriz, esta traindo o grupo liderado por jackson lago ontem a governadora roseana sarney estava em imperatriz com ele andando pela ruas da cidade e vistoriando obras, veja as fotos e materias no blog do pinheiro http://noticiadafoto.blogspot.com/, e no blog do secretario de comunicação da prefeitura elson araujo com seguinte titulo e imagens “Flavio e Roseana em Campanha pela região” http://porelsonaraujo.blogspot.com/