9 de julho de 2010

Corrupção entranhada no judiciário do Maranhão

Setores da Igreja Católica, ligadas a Confederação Nacional dos Bispos e da Cáritas Brasil, mais uma vez denunciam a escabrosa relação que o Judiciário maranhense possui com os interesses do Clã Sarney.

As entidades católicas formaram o Tribunal Popular do Judiciário e percorreram vários municípios ouvindo testemunhas e registrado em documentos as denuncias.

“Entre julho e dezembro de 2009, o Tribunal Popular percorreu cinco regiões do Maranhão em caravanas cívicas dispostas a levar adiante a missão inédita de tomar, filtrar e transcrever mais de 2 mil depoimentos entre a população miserável do estado mais pobre do País. Dessa empreitada de seis meses brotou um relatório com cerca de 600 denúncias, classificadas em 18 tipos, contra desembargadores, juízes e promotores maranhenses envolvidos em crimes que vão do uso ilegal de diárias e abuso de poder à pedofilia.”Diz a matéria do Jornal Pequeno.

“Decidimos mexer nos brios desse Judiciário arrogante que só age quando o réu é inimigo da família Sarney, principalmente quando se trata de trabalhadores rurais”, acusa, sem rodeios, Ricarte Santos, secretário-executivo da regional maranhense da Cáritas Brasileira e coordenador do Tribunal Popular. “No Maranhão, o povo e os movimentos sociais têm mais medo de juiz que do demônio”.

O caminhão de documentos e depoimentos produzidos pelo Tribunal Popular do Judiciário revela uma relação feudal entre os magistrados, sobretudo os ligados à oligarquia dos Sarney, e às populações miseráveis do Maranhão. Em alguns locais, como o municípios de Santa Luzia, a audiência pública contou com 500 pessoas numa sala da igreja local, quando se desfiou uma centena de denúncias de prisão, espancamento público e torturas policiais atribuídas ao arbítrio de uma juíza, Maricélia Gonçalves, e de um promotor, Joaquim Ribeiro de Souza Júnior, acusados nominalmente. Em 2008, o fórum da cidade foi incendiado antes da chegada dos fiscais do CNJ, uma literal queima de arquivo, a fim de evitar a fiscalização dos abusos do Judiciário na comarca.

Leia a matéria e indiguine-se: http://www.jornalpequeno.com.br/2010/7/6/deu-na-carta-capital-liderada-pela-igreja-uma-cruzada-expoe-a-corrupcao-entranhada-123562.htm

Nota post-scriptum de esclarecimento: A máteria na verdade é da revista semanal 'Carta Capital', o Jornal Pequeno apenas reproduziu-a.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

zema ribeiro disse...

meu caro carlos leen: a matéria, na verdade, é da revista cartacapital, que a publicou em seu número 603, ora nas bancas. o jornal pequeno apenas reproduziu. abraço!

Carlos Leen Santiago disse...

Zema:

Obrigado pelo esclarecimento !