7 de maio de 2010

Quero estudar...mas a Roseana não deixa!

Essa merece comentar: Estudantes do curso de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão sem muitas pretenssões resolveram criar uma comunidade num site relacionamentos, o popular Orkut, com um singelo titulo: QUERO ESTUDAR, MAS A ROSEANA NÃO DEIXA.
Resultado: em menos de uma semana a comunidade pulou de 34 participantes para 424.
A piada é obvia e remete a situação da educação maranhense com os servidores da UEMA em greve e a falta de professores na rede estadual.
Segue o link para quem quiser visitar e participar da comunidade:

Sobre a reunião de hoje na UEMA (Arquitetura, referente à situação da UEMA e a greve, temos a relatar (texto enviando pelo advogado do SINTUEMA, companheiro Gusmão):

"A reitoria fez um relato da construção das versões do plano, sua tramitação nas instâncias do governo e as dificuldades, especialmente jurídicas, para sua aprovação. Na ótica da reitoria, conforme reunião ontem na SEAPS, o governo (secretário de administração) ontem havia decretado o fim das possibilidades de avanço com a proposta, baseado no parecer da PGE. Para remediar, o governo concederia aos ADOs os 100 % (condição especial de trabalho) e 70 % (gratificação por servições extraordinários) aos ocupandes de cargos comissionais, conforme foi divulgado no Portal da UEMA e nos Jornais.
Vários gestores e professores manifestaram precupações pelos prejuizos (financeiros e científicos) e aos alunos (sem aulas) causados pela paralisação da UEMA, mas foram unânimes em reconhecer a justeza do pleito dos servidores e a necessidade de se fortalecer a apoiar o movimento.
Também ontem, a Comissão de Negociação esteve reunida com o Procurador Geral do Estado (PGE) Marcos Lobo, que acatou a solicitação de Comissão em reabir os caminhos para se trabalhar a última versão do plano, em parceria com um técnico da procuradoria, membros da reitoria e da SEAPS, como forma de primeiramente se resolver as pendências jurídicas antes mesmo de se avançar para outras instâncias. Nos parece um caminho razoável e mais seguro, vez que a não aprovação do plano teve por base parecer desfavorável da PGE na segunda-feira passada (26/04/10); foi solicitado apoio da reitoria para sentar-se com os parceiros e juntar forças junto ao governo pela aprovação do plano.
Na reunião da arquitetura, os representantes dos servidores se posicionaram pela continuidade da greve e da luta pelo PCCS, até que sejam esgotadas as possibilidades de se aprovar um plano mínimo no governo, desta feita com o suporte da PGE; dirimimidos os entraves técnicos caberá tão somente à governadora a decisão política da aprovação do PCCS, já que nunca houve óbice financeiro.
Com a nova perspectiva de se reconstruir o plano com suporte da PGE, a reitoria se comprometeu em apoiar os trabalhos delegando técnicos para ajudar na solução dos impasses jurídicos. Os trabalhos reiniciam amanhã na PGE.
Frente as dificuldades administrativas e financeiras dos Centros, Cursos e Departamentos, ficou deliberado que os Centros apresentem ao Reitor, na segunda-feira (10/05), uma pauta de atividades e serviços visando o funcionamento mínimo dos setores durante a greve.
A agonia de 16 anos da não regulamentação do plano dos servidores precisa chegar ao fim.> Quem puder ajudar, que ajude!
A hora é essa!
Abraço, Gusmão !
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Anônimo disse...

Deixa ver se tenho memória: Qual foi o governo que manteve as escolas do estado em greve por mais 3 meses e atrasou o ano letivo por dois anos? Deixou pais e alunos sem saída, escolas abandonadas à própria sorte? A UEMA entrou em greve no governo de Jackson? Quantas vezes? Uma tal de "Lei do cão" tá fazendo falta para educação e demais setores do serviço público? Então´o negócio é trazer de volta a "FRENTE DE LIBERTAÇÃO"!!!
Osmar Manjo