27 de março de 2010

UEMA VOLTA A GREVE.

O MOTIVO:
PCCS ( PLANO DE CARREIRA, CARGOS E SALÁRIOS ) dos técnicos administrativos que reinvidicam esse direito há mais de 15 anos.

AS NEGOCIAÇÕES:

Nos ultimos meses, o governo deu um sinal positivo para aprovar o plano, porém acabou repetindo o mesmo desrespeito dos anos anteriores. Dessa vez o cúmulo aconteceu quando as partes envolvidas chegaram a um acordo de que a lei 5.931 que trata do PCCS deveria ser alterada e acrescida de alguns dispositvos, porém o governo fez as mudanças que só iria beneficiar ele mesmo. RESULTADO: GREVE POR TEMPO INDETERMINADO.

A MANIFESTAÇÃO:
Segunda passada (dia 21), servidores, professores e alunos se reuniram na Praça Deodoro para marchar rumo ao palacio dos leões e exigir a aprovação do plano. O carro de som não pode acompanhar mas isso não abalou e até motivou ainda mais os manifestantes a levarem a passeata na base do "gogó".

A NOVA PROPOSTA:
No decorrer da manifestação no dia 21 lá no palacio dos enrolões, ops, palacio dos leões, surgiu a informação que o governo estaria mostrando uma nova proposta as 16:00H na Casa Civil. Deu 16:00, 18:00, 20:00, e depois das 21:00 horas é que finalmente apareceu a proposta do governo.
A nova proposta determinava que haveria bônus espécificos para o quadro de servidores e que o plano do PCCS seria apresentado sexta feira (dia 26) as 11:00H na Assembleia Legislativa já para votação desde que os servidores terminassem com a greve. Proposta bem perigosa pois como alguem pode aceitar um plano onde não conhece o que está escrito nele e ainda que quem esta propondo é um governo ja habituado a não cumprir o que promete, mas mesmo assim em assembleia dos servidores a maioria decidiu dar esse voto de confiança ao governo terminando com a greve e esperando qual seria a proposta apresentada na assembleia legislativa. RESULTADO: NÃO APARECEU NENHUM RESPRESENTANTE DO GOVERNO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA!

Mais uma vez esse governo de picaretas aproveitou-se da boa vontade dos servidores da UEMA em negociar e chegar logo a uma solução para ambas as partes. Em resposta, os servidores decidiram em assembleia realizada as 17:00 H na UEMA que a partir de segunda feira (dia 29) a UEMA estará de portões fechados novamente por tempo indeterminado até que o plano seja aprovado.

PORQUE APOIAR A GREVE DOS SERVIDORES?
Porque esse plano representa um minimo de direito possivel para esses trabalhadores que já tanto fizeram e ainda fazem por essa universidade, isso é uma questao de respeito e solidariedade à classe.

O PCCS permite ao trabalhador enxergar a trajetória que tem pela frente, em termos de evolução salarial e sua perspectiva de carreira, possibilitando o desenvolvimento profissional e de atuação dentro da universidade, seguindo até sua aposentadoria.

Lembrando tambem que PCCS é um grande passo rumo a tão buscada autonomia universitária, primeiro porque a partir daí os servidores serão da UEMA e não do Estado como foi desde o inicio. Outro detalhe é que Universidade poderá enfim realizar concursos para técnicos administrativos para suprir o defict de alguns setores como por exemplo os laboratorios do CESI-UEMA que ainda não tem pessoas destinadas e qualificadas exclusivamente para esse serviço.

O DCE-JM APOIA A PARALIZAÇAO DOS SERVIDORES !!! CHEGA DE EXPLORAÇÃO AOS SERVIDORES !

APOIE E AJUDE OS SERVIDORES DA UEMA PELA APROVAÇÃO DO PCCS ! A SUA AJUDA É MUITO IMPORTANTE PARA RESOLVER ISSO O MAIS RÁPIDO POSSIVEL! REINVIDIQUE TAMBÉM A APROVAÇÃO DO PLANO!


Reylan Delano Rocha Alencar
Coordenador Geral do DCE-JM/UEMA
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

24 comentários:

Anônimo disse...

Eu quero é que esses funcionario se explodão antes mesmo desse PCCS eles já não querem fazer nada pelos alunos, querem ser dono da UEMA e quando os coordenadores do cursos não estão presentes ai mesmo que o desrespeito e maior.

Anônimo disse...

Eu queria mesmo era receber meu diploma, fui afastada do emprego pq a uema ja me rolou por varios meses e ñ entrega meu diploma. Tenho filho p criar, pagar escola, aluguel de casa e comer. Agora vou ter q pedir emprestado dinheiro p amigos p poder me sustentar. ABSURDO!!!! Só quero q resolvam isso logo...

Anônimo disse...

Eu acho um absurdo imenso os servidores entrarem em greve e fecharem os portões. Existem vários professores que querem dar aula, mas não conseguem entrar por que esses babacas fecharam o portão. Fazendo isso a greve perdeu todo o sentido de protesto e passou a parecer que eles estão impondo o "poder" deles.

Anônimo disse...

essa greve devia ser feita quando a UEMA estava de férias, desse jeito o unico que fica prejudicado é o aluno isso é uma sacanagem das grandes com o estudante que rala o ano todo para prestar o vestibular.

Anônimo disse...

Amigo Anômino, vc ja tentou dar entrada para emissão do seu diploma na PROG? Os alunos da graduação que colaram grau no início desse ano ja estavam recebendo seus diplomas antes do início da greve...

Anônimo disse...

Respondo ao querido amigo anonimo que falou da entrada do diploma, saiba q sou um aluno que moro e trabalho há uns 1000km da uema São Luis, já dei entrada no meu diploma a seculos e desde de Fevereiro vivo em São Luis e é só enrolação p vc ter ideia peguei uma fila com mais de 50 pessoas p falar com uma tal de Maria Teresa as pessoas qse destroem a sala pq deram entrada em seus diplomas desde de Julho do ano passado e nunca receberam, eu falo isso pq vi tudo de perto, a Uema é uma instituição vergonhosa, desorganozada e com funcionarios mal educados, me orgulhava de ter sido formado pela uema mas agora tenho VERGONHA!!!

Anônimo disse...

Realmente, tudo que envolve a PROG é uma indecência. Tudo é burocrático ao extremo!Devia ter greve era de alunos para reivindicar essa pouca vergonha da UEMA também.

Anônimo disse...

Gostei do que Li no blog a cima, mas não concordo que os alunos devam participar da greve, pq quem está perdendo com essa greve somos nós ! Eu participaria da greve e das manifestação se eles continuassem com as aulas !

É engraçado né, todos os trabalhadores estão fazendo greve, mas concerteza irão ganhar o salário deles desse mes q passou, não vão ?!?!?!...

PORRA...vamos acabar logo com isso! Governo de merda!

Nehemias Carneiro disse...

Teresina, 11 de abril de 2010.

À Direção da UEMA e à Direção da Greve.

Magnífico Reitor,
Prezado Professor (APRUEMA) e Funcionário Técnico-Administrativo (ASSUEMA),

Nehemias Carneiro, professor aposentado, da UEMA e do 2° Grau, por motivo de saúde, CID 10, F 20, Esquizofrenia, vem pedir-lhes suas comunicações formais para a SEAPS, no sentido dela agilizar os Despachos nos processos 362/2007 e 364/2007, de 14 de março de 2007, onde são requeridos Despachos sobre Revisão de Proventos.

Anônimo disse...

Não tenho nada contra a manifestação deles. Só que eles poderiam ter um pouco mais de bom senso e deixarem as aulas transcorrerem normalmete! O que eu, aluna, tenho a ver com a aposentadoria deles?? NADA! Pra mim isso não passa de uma palhaçada das grandes!! Pq, na verdade, eles estão se achando os donos de lá! Fecharam todos os portões, expulsaram alunos da quadra, do R.U.... Pô!! Querem reivindicar vão lá pra porta da casa da governadora! Pq ela não tem nem vendo se UEMA existe! Essa é a verdade!!
Espero que resolvam isso logo! Não aguento mais essa historia de greve. :/

Anônimo disse...

Não tenho nada contra a manifestação deles. Só que eles poderiam ter um pouco mais de bom senso e deixarem as aulas transcorrerem normalmete! O que eu, aluna, tenho a ver com a aposentadoria deles?? NADA! Pra mim isso não passa de uma palhaçada das grandes!! Pq, na verdade, eles estão se achando os donos de lá! Fecharam todos os portões, expulsaram alunos da quadra, do R.U.... Pô!! Querem reivindicar vão lá pra porta da casa da governadora! Pq ela não tem nem vendo se UEMA existe! Essa é a verdade!!
Espero que resolvam isso logo! Não aguento mais essa historia de greve. :/

Anônimo disse...

alguem tem ideia do que acontece nesse colegio de 2 grau?
de quando acaba essa porra e começam logo as aulas? como anda essas negociaçoes.

Anônimo disse...

Sou aluna do CESB ,estou decepcionada ñ só pela greve mas também pela atuação desse governo de merda q ñ resolve logo isso, nós alunos somos os mais prejudicados com tudo isso ! Por coincidência o nome da nossa diretora é Rosimere bem parecido com Roseana q rima com RosEngana !!! é um ABSURDO

Unknown disse...

Sou contra o atual Governo e contra também a greve e ao apoio do DCE da UEMA, que para mim esta entrando nessa briga apenas por interrese politico, para nos, alunos da UEMA, não nos interresa a situação financeira dos servidores que em greve ou não estão recebendo seus salários, e nos estudantes estamos sendo prejudicados.
É uma vergonha, o diretorio central que deveria estar defendento os direitos dos estudantes esta e colaborando com o atraso dos estudantes. infelizmente

Carlos Leen Santiago disse...

diante de tanto comentários sem o devido conhecimento da realidade resolvi tambem fazer um breve reflexão.
Me envergonha saber que de certa forma ainda existem dentro da UEMA, local onde o senço critico deveria florescer mais, tantos pensamentos mediocres como o de vc's. É o tipico pensamento do "senço comum" ! Incapaz de perceber a realidade a sua volta e apenas interesssado em resultados imediatos que lhe beneficiem !
Mal sabem vc's idiotas da dura realidade que estes pobres trabalhadores tem (tinham) que enfrentar, com seu minguados salarios, servindo a uma Instituição de ensino superior que em tese deveria valorizar mais o trabalhador!
Talvez vc's nao saibam, mas nao será apenas em sala, com aulinhas medicres e confotaveis que irão aprender alguma coisa, a vida está aí, complexa, cheia de incertezas e que nos BBB"s da vida que vc's devem assitir não aparece 1%.
aceitem um conselho: JA QUE NAO CONHECEM AS COISAS DIREITO, PELO MENOS RESPEITEM E PROCUREM SE INFORMAR MAIS!!

xTiranOx disse...

Meu eu sei de uma coisa.
1º dia de UEMA, fui fazer a matricula e fui muito mal atendido.
1º dia de aula, ao invés das boas vindas dos professores, avisos (e muitos avisos) para termos cuidados com as negligências dos servidores tanto em divulgar as notas nos sites, quanto na papelada pessoal. Sem falar na fila de pessoas que não conseguiam tirar seus diplomas.

Quem trabalha mal. não merece ser bem remunerado.!
Aliás, em que diabos essa greve afetou o governo? Em nada só a nós alunos, que agora vamos ter que "Engolir" os trabalhos de "aceleração" que os professores vão passar pra recuperar o tempo.

xTiranOx disse...

Esse fato só serviu pra atrapalhar um outro muito mais importante, que é a luta contra a tentativa do reitor em mudar as leis da faculdade e tentar se reeleger.

Tomara que isso acabe logo. Ja deu o que tinha que dar.

Anônimo disse...

José S. Araújo

Oi,

Eu sou aluno da UEMA e gostaria de saber alguma notícia sobre a greve dos servidores. Será que vocês poderiam oferecer?

De acordo com as poucas noticias encontradas na NET, hoje haveria uma votação ou algo como um comitê na assembléia legislativa, se não estou enganado. Mas pesquisando na Net não encontro nada do que foi acertado, e as pessoas que estudam comigo, sabem menos ainda.
Não sou contra a greve dos servidores (desde que não demore muito tempo), e acredito que se não afetasse ninguém aí que não daria resultados. E acredito também que, no primeiro momento que se gradua menos pessoas, o governo está sim sendo afetado, mesmo que por um curto tempo, pois afeta a economia regional(é o q penso)!
Entretanto, seria mais justo se as instituições envolvidas e os principais envolvidos tornasssem público todos os acontecimentos, independente de qual fosse o meio de comunicação.
Por conseguinte, e tb aproveitando o linguajar utilizado pelo criador do Blog, penso ser idiotice dos mesmos não divulgarem à comunidade o que realmente acontece. Da forma como está, se torna compreensível a ignorância e justificável o "senSo comum" da maioria, pois a única coisa que é perceptível é a falta de aulas.
Continuando, tal falta de aulas só afeta diretamente uma minúscula porcentagem da população maranhense. Provavelmente, se os responsáveis fossem propagar as causas e os acontecimentos durante a greve, justificando e, assim, pedir apoio não só dos acadêmicos, mas de toda a sociedade, acredito que os resultados seriam diferentes e , assim, o Governo do Estado do Maranhão sentiria mais as consequências da greve. POis não seriam algumas centenas de revoltados. Este número poderia dobrar, triplicar, ou ir além. Vcs ñ sabem q a união faz a força? Vcs não sabem o poder que os meios de comunicação exercem sobre a população? Ou vcs acham que os únicos meios de comunicação são os jornais MIRANTE, AQUI MARANHÃO, O IMPARCIAL e o JORNAL PEQUENO? Vcs não sabem que, historicamente, os jornais são influenciados tão somente pelos ideais políticos? E, além disso, vcs não sabem que eles não tem interesse algum em divulgar isso?
Aliás, procurando sobre greves, encontrei o site da sinproesemma. Cadê o da Sintuema? Pode ser ignorância minha, mas procurei de toda forma que considero possível e não encontrei nada. Será que vocês não sabem que o meio de comunicação, provavelmente, menos influenciado, se não pelo autor, é a internet?
Acredito que seja importante, tb, vcs saberem que há uma escritora cubana, que não me lembro bem o nm, que esceve todas as suas inquietações relativas ao governo cubano em seu blog, mesmo com todas as restrições, até na internet, impostas pelo regime totalitário. Vcs não sabem a força que têm em mãos. Se sabem, acredito que não sabem usar. E se não sabem usar, está na hora de aprender, aliás, antes tarde do que nunca!!!!!!

Um forte abraço e espero (rápido) respostas ao menos neste blog.

Anônimo disse...

Já q estamos falando da UEMA.Lá vou eu com minha revolta.
Sou a 2ª excedente do Curso de Filosofia à Distâcia.Gostaría de saber pq os excedentes da Uemanet não foram chamados,se tem vagas pq não chamaram?
Só acho engraçado q do Programa Darcy Ribeiro chamaram os excedentes?Pq?
Seria pq o PDR é o programa da Gestão de José Augusto?
UemaNet não vai tomar nenhuma posição em relação a isso?
Sinceramente é revoltante.

jEeh alves disse...

GALERA FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS RECLAMANDO NÃO VAI ADIANTAR DE NADA. VAMOS NOS MOBILIZAR!!! OS SERVIDORES TEM O DIREITO AOS SEUS PLANOS DE CARREIRA E NÓS TEMOS O DIREITO DE ESTUDAR. NÃO É NENHUM FAVOR Q A GOVERNADORA VAI ESTAR NOS FAZENDO. É NOSSO DIREITO. ENTREM NO SITE DO GOVERNO DO MARANHÃO E MANDEM MENSAGENS PARA A GOVERNADORA. ELA TEM Q SENTIR Q TAMBÉM TEMOS FORÇA. NO LINK CONVERSA COM A GOVERNADORA. PARECE POUCO MAS JÁ É UMA FORMA DE PRESSIONAR. NOSSO DIREITO DE ESTUDAR ESTÁ EM JOGO! NÓS MERECEMOS ISSO! O SITE É: http://www.ma.gov.br/home/
se a gente ajudar os servidores isso pode acabar mais rápido!!!

Unknown disse...

Oi!

Sou aluna da UEMA e como muitos quero finalizar meu curso, diante das dificuldades que enfrentamos nesses longos e penosos 3 anos digo que conheci e conheço pessoas calorosas e prestativas na UEMA assim como pessoas ignorantes que infelizmente fazem com que a instituição tenha essa imagem vergonhosa de que na UEMA só tem servidores arrogantes.

Anônimo disse...

Espero que essa greve acabe logo, os alunos que estão se formando neste semestre são os mais prejudicados,os funcionarios estão brigando por seus salarios mais estão nos prejudicanso,pois sem nos formar não temos como execer nossa profissão.
Caso essa greve não acabe nos teremos que entra a força e liberar os protões da uema.

Unknown disse...

A força nunca é a solução pois eles estão exercendo o direito deles afinal é uma espera de 25 anos pelo menos você já esta se formando falta pouco e os alunos que querem pelo menos chegar aonde você esta.

Anônimo disse...

CAROS ESTUDANTES DA UEMA, TAMBÉM JÁ FUI ESTUDANTE DESTA INSTITUIÇÃO NA QUAL HOJE TRABALHO. SENDO ASSIM CONSIGO COLOCAR-ME EM SEUS LUGARES, REALMENTE É TRISTE A SITUAÇÃO, MAS LEMBREM-SE, TAMBÉM INVESTIMOS NO LADO PROFICIONAL PRA UMA MELHORIA DO NOSSO TRABALHO, TAMBÉM PRECISAMOS DE COMER, VESTIR, CALÇAR E ESTAMOS PAGANDO PARA TRABALHAR. CREIO QUE TODOS QUE SÃO EMPREGADOS CONSEGUEM SENTIR UM POUCO DA SITUAÇÃO QUE ESTAMOS VIVENDO A ANOS. E ISSO É QUERER APENAS O QUE NOS PERTENCE. QUE ALUNOS DE SENSO CRÍTICO A UEMA ESTÁ FORMANDO? QUE SÓ CONSEGUEM VER O SEU LADO? SE JÁ NÃO PASSARAM POR NECESIDADES FINANCEIRAS É PORQUE TEM UM PAPAIZINHO PRA BANCAR, MAS ATÉ QUANDO? FAÇAM UMA REFLEXÃO ANTES DE POR OUTRO COMENTÁRIO SEM FUNDAMENTOS!!!