17 de dezembro de 2009

Patrimônio histórico de Imperatriz avaliado

Na manhã de ontem ( 17/12 ) membros do Departamento de Patrimônio histórico do Estado estiveram presentes em Imperatriz a convite da Fundação Cultural para vistoriar e avaliar prováveis prédios e espaços a entrarem no roll dos imoveis tombados. Seguindo ordem judicial um dos primeiros a serem vistoriados seria o predio da antiga Biblioteca Pública Municipal em frente a Colégio Dorgival Pinheiro de Sousa. Para a surpresa do arquiteto Moraes Junior, da historiadora Janice Chaves (IPHAN) e do professor Zé Geraldo (FCI) a visita não foi liberada devido aos portões fechados do prédio.
Segundo Zeziel Ribeiro, da Secretaria de Educação, para visitarem o imovel a equipe teria que se queixar a Procuradoria do Município, já que o mesmo (prédio) estaria sob júdice.
A certeza e a decepção:
Segundo o Prof Zé Geraldo da Fundação Cultural, atitude de Zeziel teria sido infeliz, já que a sociedade Imperatrizense há muito clama por um museu e casa de cultura.
A grande certeza ficou por conta da bela constatação acerca do prédio localizado na esquina da Praça da Cultura, de propriedade do colunista social Jonas Ribeiro. Segundo o arquiteto Moraes Junior, o imóvel conserva todas as caracteristicas simbolicas e materiais para o tombamento.
Jonas Ribeiro afirmou que parte da propriedade poderá ser vendida para especulaçao imobiliaria, já que pertence a sua tia. Segundo os tecnicos do IPHAN a prefeitura deve avaliar a possibilidade de fazer uma proposta para os proprietários, sob pena de perder um rico patrimonio historico e cultural da cidade.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: