30 de maio de 2009

O Aparelho ideológico da Comunicação

Com o intuito de contribuir com o debate a respeito da Conferencia de Comunicação é que resolvi elaborar este texto, dividindo-o em cinco postagens. As ultimas leituras que fiz através da sociologia critica alem do convívio com demais profissionais e estudantes de comunicação deram-me a motivação necessária, inclusive agradeço a duas estudantes de jornalismo aqui da UFMA que com suas inquietações ajudaram-me, a saber, de que forma eu deveria a iniciar esta breve analise que possui mais caráter de demonstrar alguns apontamentos que em hipótese alguma podem ser esquecidos.
Gostaria de ressaltar também que a simplicidade do texto não o faz de modo algum superficial, mas sim de caráter popular. Alem de mostrar uma determinada dimensão pouco vezes colocada em evidencia. Fundamentalmente se quer aqui discutir alternativas de mudanças.
Talvez esteja no aparelho ideológico da comunicação o segredo de existir uma sociedade com tantas contradições e injustiças e não acontecer uma transformação rápida e profunda como era de se esperar. O chamado “quarto poder” parece ser o instrumento mais importante de resistência a mudança e de manutenção da exploração e domínio do homem sobre o homem.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

ivila disse...

é dura a realidade da mídia,a maior rede de manipulação,na verdade,desde que se descobriu que se pode ganhar muito dinheiro e poder,a comunicação perdeu seu sentido inicial,o de transmitir informações.Admiro o que nao é novidade,a mídia ligada na maioria das vezes a política,ótima estratégia,se um dia fosse inescrupulosa a esse ponto certamente seria dona desses meios de comunicação.Andando pelo interior o que se encontra,uma família pobre,com uma prole e uma tv que pega apenas globo e sbt,qual opção??ou vai ter mais filhos ou vao assistir tv...dificil é difundir essas idéias de alerta e desse nível de conhecimento a eles,só mudando os donos e diversificando mesmo.ótima postagem a sua ...parabéns =)

Unknown disse...

Ótima iniciativa caro colega! Seus escritos são de muita valia para quem quer entender a comunicação, como você mesmo disse "como ela verdadeiramente é".

visite-nos!
abraço

Anônimo disse...

muito bom caro colega , me ajudou para meu exame de sociologia do segundo ano do ensino medio. Eu concordo com você,quando diz que a comunicação perdeu seu sentido inicial, pois ela se preocupa agora é com dinheiro e ganho de bens favorecendo alguns. Abraços