11 de abril de 2009

Reflexões sobre a Páscoa.


Nada mais natural do que falar na páscoa sobre seu símbolo, Jesus. É publico e notório que o mesmo sendo o filho de Deus, também era judeu, já que sendo palestino, o era por confissão. Então não justifica o anti-semitismo de Mel Gibson em seu filme querendo culpar os judeus por sua morte. O fato é que na época Jesus incomodava alguns setores do conselho religioso, que se sentiam ameaçados com suas intervenções anti-imperio romano. Mais do que nunca Jesus era uma figura que do ponto de vista político incomodava a aristocracia local com suas idéias revolucionários de paz e amor (algo muito parecido com que pregava os hippies da década de sessenta). Ora como falar em paz e amor num período em que o motor de desenvolvimento da maior nação hegemônica era a guerra?
Outro assunto polemico, seria em relação a virgindade de Maria , alguns traduções do Novo Testamento usam o termo MULHER , substituído posteriormente por um termo recorrente na época : VIRGEM, dizem inclusive que este seria o maior erro da tradução, feito ainda nos idos da idade medieval..
O fato é que esta figura continua ainda muito famosa mais que os Beatles e com certeza John Lennon exagerou quando disse o contrario, e olha que naquela época não havia internet nem tv.
Mais ninguém sabe ao certo o que fez Jesus dos 12 aos 32 anos, Já ouvi alguma coisa a respeito, inclusive que Ele, nesse período, teria viajado à Índia para estudar Budismo. Da Palestina à Índia não é tão longe assim, de modo que fica aberta a discussão.
Quando da sua morte houve um tremendo imbróglio, pra não falar confusão quando do empurra- empurra entre Pilatos e os Sacerdotes de Sinedrio ou testas-de-ferro dos romanos , um querendo jogar para o outro o caso.
O fato é que Jesus sofreu muito para tentar provar que o espírito é mais forte, infelizmente sua igreja na terra não consegue com sucesso repetir suas idéia e verifica-se que a podridão dos que se dizem cristãos ainda é muito grande, e com séculos de historia.
Depois de mais de dois mil anos, a figura de Jesus continua muita querida.Se ele existiu ou não ? Um boato não duraria tanto tempo, conforme disse Paulo Francis, referindo-se ao Rei dos Reis.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: