28 de junho de 2019

A lição de poder de Getúlio


Muitos alunos me perguntam "Professor, mas afinal , o Getúlio Vargas era ou não "boa bisca" (sic) ?"

Em se tratando de tudo na História do Brasil, a resposta é relativa à  posição política tanto de quem responde quanto de quem pergunta.

Mas podemos ajudar a esclarecer melhor com uma imagem que retirei diretamente de um dos livros que uso pra lecionar.

Vamos a nossa NEWS LEEN dessa semana que também tem como assuntos Clayton Noleto (que falou hoje um tantão sobre a obras do governo estadual e de política)  e claro, do assunto polêmico da semana : a CPI da saúde.

Clique aqui e ouça Rádio Timbira

UMA LIÇÃO PARA GOVERNAR

Veja a imagem acima. Nela  comparecem Getúlio Vargas recepcionando o então presidente dos EUA Franklin Delano Roosevelt. A data é 28 de janeiro de 1943 e o calor é tórrido. Na cidade de Natal. 

Observem que Getúlio senta no banco de trás, local de destaque em qualquer condução oficial. E Roosevelt fica ao lado do motorista tendo que se virar para conversar com Vargas .

Na época o Brasil sem indústrias, nem armas e muitos menos conhecimento geral para produzir inteligências e alavancar o desenvolvimento.  Não obstante a tudo isso, o líder brasileiro parece demonstrar cangote grosso.

Uma imagem que nos remete a nossa triste atualidade, quando vemos este bocó que assumiu a presidência do Brasil, se colocando de quatro pra Trump lhe cavalgar.

O encontro entre Vargas e Roosevelt acontece em plena segunda guerra mundial quando após participar da conferência no Marrocos francês com Winston Churchill e Charles de Gaulle, em plena II Guerra Mundial, o mandatário dos EUA veio finalizar as negociações para a instalação de quatro bases militares em solo brasileiro. No ato, Vargas apresentou a conta: o financiamento da siderúrgica de Volta Redonda, vital para nosso salto industrializante.

Leu as Memórias do Getúlio? Segundo está lá, ele fez de conta que apoiava o Eixo, mas era para chantagear os americanos e conseguir a tecnologia na fabricação do aço. No dia que os EUA liberou a tecnologia do aço, Vargas escreveu: "Agora, sim, o Brasil vai ficar independente".

Vargas não ficaria como presidente pra sempre. E o Brasil segue sendo entregue pelos vendilhões da pátria. 

Todos seremos julgados pela História.

Faça seu juízo ! 

CLAYTON NOLETO

O secretário de infraestrutura do Estado , filho desta terra, prossegue fazendo História com vigorosas obras importantes para Imperatriz e região.

Papel de suma importância. Clayton não dorme no ponto. 

Ponto pra todos nós. Que merecemos mais gestores comprometidos assim.

Ele também falou sobre o cenário eleitoral. 

"Iremos buscar a unidade política com as forças que integram nosso campo sempre pautando princípios norteadores do diálogo com as outras lideranças", disse.

Breve mais novidades.

CPI da Saúde

Afinal do que tem medo Assis Ramos? Ficou evidente que a judicialização da CPi tem como objetivo barrar as investigações.

Nesta mato tem coelho, javali, mucura , cobras, largartos etc. Só não tem é burros.

Justamente as vésperas do recesso da Câmara, sai a liminar visando cancelar a CPI da saúde.

Segue as vidas Imperatrizenses em risco. Segue mais Sofrimento no Socorrão.

A ESPERANÇA VIVE ATÉ OS 98 ANOS
Pelo menos no caso do Edgar Morin, que tá quase completando um século e tem a capacidade de não só aqui vir pro Brasil como dar uma entrevista com esse nível de consciência e articulação. Maravilhas dos avanços da medicina, sci-fi pura. 

MAS SE FOR PRA MORRER 
Quero um obituário legal de ler como esse

MAS LEEN VIVE! 
Por mais um dia. Mais mil, dez mil dias. Um após o outro. Today is Life, Tomorrow Never Comes, como li no grafite hippie do boteco em Sampa, em um dia feliz, 2010. 

EFHARISTÓ 
Humildemente agradeço por seu tempo lendo esta cartinha semanal, e ainda mais se indicares para os mano e as mina, e mais mais ainda se me responderes de volta! 

aspera ad astra


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: