28 de fevereiro de 2008

ESTAMOS TODOS CONECTADOS A TUDO, Inclusive esta universidade, inclusive você...


Ainda não faz muito tempo: a historia do povo brasileiro tem sido uma constante de lutas por liberdade e justiça social, muito embora uma parcela significativa da população não se dê conta disso. Temos contra o nosso povo uma mídia covarde que não mede esforços para esconder e dissimular a realidade, assim o discurso oficial busca deslegitimar as lutas sociais e chamar a atenção para os “transtornos que elas causam a paz e a democracia” (sic). Foi assim com os Escravos, Canudos, Contestado e agora com o MST.
Com o fim da ditadura militar a classe dominante precisava fazer uma transição “democrática” conforme as diretrizes de Wasghinton (EUA) e para assegurar seus interesses, não permitiu de imediato eleições diretas colocando no poder presidencial um de seus principais representantes de políticas aliadas ao entreguismo , corrupção , desmandos. Finalmente em 1989 temos a volta das eleições diretas, onde o povo poderia escolher seus dirigentes para os principais cargos políticos. Isso em tese, pois novamente a mídia televisiva ( leia-se Rede Globo ) atrelada ate o talo com setores mais conservadores distorce totalmente o processo eleitoral e o candidato da burguesia vence , preservando assim uma correlação de forças onde os desmandos e o aprofundamento da cultura política clientelista e o enriquecimento de uma elite política que concentra renda e poder são “os difusores da barbárie humana.” .
A hedionda elite brasileira, com sua hedionda concentração da terra e injustiça social, transforma um país de riquezas imensuráveis num grande atoleiro de miséria e violência contra os trabalhadores e trabalhadoras urbanas e rurais (sem terra) que reivindicam apenas o direito inalienável de trabalhar. A paz no campo e na cidade é comprometida, pois esta só se dará atravez do aceso de todos a cultura, educação e trabalho. Finalmente com o governo de FHC vemos a construção dos projetos neoliberais se concretizarem, onde vários setores da burguesia se juntam para defender os interesses do capital estrangeiro e ao modelo econômico voltado para a exportação, alem das trocas de favores onde se privatiza serviços públicos, estabelecendo monopólios de grupos, imobilizando a educação e comprometendo-se o desenvolvimento regional.Todas as maiores riquezas do país são vendidas ilegalmente ou se tornam objeto do desejo de multinacionais.Isso dura dois mandatos, cerca de oito anos.
Com a eleição do próximo presidente a esperança de dias melhores se acede para todos, afinal de contas é um trabalhador que esta lá agora, e não mais politiqueiros filhos da elite, de coronéis ou representantes de oligarquias.A vitória do senhor Luis Inácio Lula da Silva representa a luta de brasileiros lutadores que foram perseguidos, torturados e mortos ao longo do século, que combateram ou combatem exploradores, escravocratas , monarcas e senhores de terras.Infelizmente, este prefere aprofundar mais ainda as reformas neoliberais e jogar sua trajetória pela lata de lixo, traindo o povo que o elegeu, e assinado em baixo tudo que “seu mestre mandar ( leia-se FMI , Banco Mundial , EUA ) e nas palavras de Frei Beto “deixando que a esperança perdesse para medo..”
Essas reformas neoliberais unificam as classes dominantes agora subordinadas ao capital internacional e financeiro permitindo que setores mais dinâmicos da economia, em especial o setor financeiro e os setores exportadores vinculados as transnacionais obtenham elevadas taxas de lucros e ganhem muito dinheiro.
Só um exemplo do que isso representa para a classe trabalhadora: os serviços públicos básicos que o povo recebe do governo somam cerca de 52 bilhões; cerca de 14 bilhões para o bolsa-familia, mais 18 bilhões na Educação e outros 20 bilhões no Ministério da Saúde. Nesses dias, os jornais revelaram que os bancos brasileiros cobraram de seus correntistas,
(você que tem conta em banco) somente em taxas de serviços, sem contar juros, nada mais nada menos que 85 bilhões.
Agora olhe ao seu redor e pergunte a si mesmo: será que esta é a universidade ideal para meu aprendizado? Será que quando eu precisar ir Hospital serei prontamente atendido? Porque tantos têm tão pouco e alguns têm tanto?
É preciso entender que todos nos somos causa e conseqüência de fatores externos a nos mesmo, que nada acontece isoladamente, num mundo cada vez mais “conectado” e que é necessária a conscientização política.
Entender essa dinâmica do social é se perceber como responsável da mesma. E ser politizado e compreender que tudo o que existe foi historicamente construído pelas relações entre os homens e o meio em que vivem e que, portanto tudo o que foi produzido pelos homens pode ser desconstruido e reconstruído cotidianamente mediante relações econômico-sociais alienadas.
Já ser despolitizado é achar que as coisas são assim porque são assim mesmo, sempre foram assim e sempre assim serão. È não dar valor aos movimentos sociais e acreditar em revistas de tom duvidoso (VEJA etc.) é desacreditar principalmente em seu interlocutor menos favorecido dentro da sociedade.
Precisamos ser curiosos, precisamos ler mais, entender a realidade em que vivemos ler muito, seja qual for sua área de atuação profissional, somente assim poderemos contribuir para uma nova fase, onde haverá melhor distribuição de renda e não o começo de uma barbárie, que pelo andar da carruagem parece vai acontecer muito cedo, o meio ambiente já esta dando sinais que não vai suportar muito tempo à sede de dinheiro do homem.
A luta pela liberdade e pela justiça social deve ser uma luta de todos, principalmente a luta contra alienação, condição necessária para todas as lutas.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: