27 de fevereiro de 2008

Socialismo – A perspectiva marxista.

Marx parte da critica da economia política. De forma esquemática (portanto grosseira) podemos caracterizar alguns aspectos:

- Marx desmistifica a política liberal, de separação entre a esfera privada de propriedade e a esfera publica de poder. O poder político sempre foi à maneira legal e jurídica pela qual a classe economicamente dominante de uma sociedade manteve seu domínio.
- Os homens se distinguem dos animais não por que tenham consciência (como dizem os ideólogos burgueses), mas por que produzem as condições de sua própria existência. A consciência está indissoluvelmente ligada às condições matérias de produção da existência, das formas de intercambio, e as idéias nascem da atividade material.
- Da concepção hegeliana, Marx conserva o conceito de dialética como movimento interno de produção da realidade cujo motor é a contradição. Porem Marx demonstra que a contradição não é a do Espírito consigo mesmo, entre sua face subjetiva e sua face objetiva, entre sua exteriorização em obras e sua interiorização em idéias: a contradição se estabelece entre homens reais em condições históricas e sociais reais e se chama luta de classes.
- A produção e superação das contradições é o movimento da historia. A produção e superação das contradições revela que o real se realiza como luta.
- A historia não é o desenvolvimento das idéias, mas das forças produtivas. Não é a ação dos Estados e dos governantes, mas da luta de classes. Assim sendo qual é o palco onde se desenvolve a historia? A Sociedade civil.
- O fenômeno da ideologia que confere autonomia a consciência e as idéias julga que as idéias não só explicam a realidade, mas produzem o real.Ex: A ideologia burguesa através de uma ciência chamada Sociologia, transforma em idéia cientifica ou em objeto cientifico essa “coisa” denominada “classe social”, estudando-a como um fato e não como resultado da ação dos homens.
- A ideologia diz que todos os homens são iguais. No entanto para a grande massa de trabalhadores que não podem ter transporte, moradia, saúde e educação como seus patrões isso esta longe de acontecer. Se os trabalhadores puderem descobrir pela compreensão do processo de trabalho, que formam uma classe social oposta aos senhores do capital (que retiram o lucro da exploração do trabalho) e que a ideologia e o Estado existem para impedi-los de tal percepção poderiam se organizar, para transformar a sociedade e criar outra sem a divisão e a luta de classes.


(Fonte : A Ideologia Alemã, Karl Marx)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Anônimo disse...

POR FAVOR ACESSE O URL: http://www2.camara.gov.br/internet/conheca/ouvidoria/acompanhamento-de-mensagem/index.html (...) E COLOQUE O NÚMERO DE PROTOCOLO: 09B6100552781 A MENSAGEM RELATIVA À LEGISLAÇÃO NECESSÁRIA PARA O CONTROLE DA POLUIÇÃO AMBIENTAL POR RADIAÇÃO DE MICROONDAS APARECERÁ NA TELA DE SEU COMPUTADOR.

http://www.gabeira.com.br/debates/debate.asp?id=2978
Gira Internacional 2008 (en Radio Nacional de Venezuela )