23 de junho de 2020

Brizola Vive !


Domingo, 21, fez dezesseis anos sem Leonel de Moura Brizola. Sempre o escutei, desde os tempos de juventude. Máximo respeito! Foi um político por quem tive admiração. Sua briga com a Rede Globo me impressionava. Mesmo com pouca idade o admirava. Depois busquei mais de sua historia. Gostaria que estivesse nesse momento vivo.

Do site Aventuras na História


Leonel Brizola incomodava tanto os generais do regime militar brasileiro que foi expulso até do Uruguai, onde estava exilado após o golpe de 1964. Ele foi um dos mais notórios políticos da história do Brasil. Nascido e radicado no Rio Grande do Sul, foi governador do estado por uma vez e do Rio de Janeiro por duas. 
De esquerda e ferrenho defensor do trabalhismo, tornou-se um dos maiores opositores do regime militar de 1964, inclusive antes mesmo dele existir. Quando o então presidente Jânio Quadros renunciou e o país passou por uma intensa crise política, Brizola liderou a Campanha da Legalidade, em 1961, que visava garantir que o vice, seu cunhado João Goulart, assumisse a presidência, frustrando os planos de muitos oficiais do exército.

Os esforços para evitar o golpe apenas o adiaram e, quando aconteceu, Brizola foi imediatamente considerado um dos maiores inimigos do novo regime. Assim, exilou-se no Uruguai logo em maio de 1964, de onde tentou comandar uma resistência armada em vez de se unir a outros dissidentes como Carlos Lacerda, Juscelino Kubitschek e o próprio Jango na Frente Ampla, mas não obteve sucesso.
Publicidade:

Clique aqui e ouça Rádio Timbira




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: