9 de abril de 2020

Governador do Maranhão faz pronunciamento sobre crise do Covid 19


O governador do Maranhão acaba de fazer pronunciamento on line onde esclareceu sobre as (novas) diretrizes de atuação do Estado frente a crise econômica e sanitária.
Sobre a regularização de prestação de serviços e comércio, Flávio Dino afirmou que a ilha de São Luís terá um prazo  estendido de quarentena. Ou seja tanto a capital quanto os municípios da ilha não devem retornar às atividades  normais e a recomendação é ficar em casa.  Somente serviços essenciais poderão funcionar desde que atentos a medidas sanitárias e preventivas. 
Sobre as cidades do continente ainda permanece em vigor o decreto que disciplina a questão cuja validade encerra -se sábado (12). Restam ainda dois dias de isolamento social oficial no comércio mas este prazo também poderá ser estendido. Flávio Dino disse que estará se reunindo com a equipe médica/científica do governo para avaliar a situação. Interlocutores nos bastidores afirmam que a política de isolamento social poderá ser sim estendida , a exemplo de São Luís.
Cerca de 95% dos casos da Covid 19 estão concentrados na capital o que reforça a necessidade de ampliar a capacidade de atendimento e políticas restritivas por lá.



Segundo Flávio Dino há uma tendência,  que é mundial , do vírus se espalhar das grandes cidades para as pequenas. Por isso o governador manterá o protocolo de controle de entrada e saída de meios de transporte intermunicipais e vai orientar as pessoas que não viajem neste período de Semana Santa.
Sobre a questão da assistência social, o governador solicitou que os maranhenses se cadastrem para receber a ajudar de seiscentos reais aprovada pela Câmara Federal e que o Estado está fazendo a entrega descentralizada de cestas básicas por intermédio do Corpo de Bombeiros, as comunidades mais carentes.
O governador finalizou afirmando que o Ministério da Saúde tem feito seu papel e que o momento agora é de ampliar e manter as conquistas da rede pública de saúde.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: