9 de março de 2020

Economia mundial desacelera e Brasil passa por um difícil momento – Governadores se unem


Não é coincidência que a chegada do Coronavírus ao Brasil seja no mesmo momento de desidratação da economia mundial com queda das bolsas de valores mundo afora e alta do dólar por aqui. 

Com um dos piores PIB’s nos últimos três anos, o governo Bolsonaro afirma, no entanto, que não há motivo para pânico. 

A equipe econômica liderada por Paulo Guedes afirmou que “temos de manter absoluta serenidade e a melhor resposta à crise são as reformas. Vamos mandar a reforma administrativa, o pacto federativo já está lá, vamos mandar a reforma tributária e seguir nosso trabalho. O Brasil tem dinâmica própria de crescimento (…)  Se fizermos as coisas certas, o Brasil reacelera. Se fizermos as coisas erradas, o Brasil piora”, declarou a jornalistas ao chegar no ministério. 

Contudo, os governadores do Brasil nos estados demonstram preocupação devida a postura reativa e beligerante manifestada por Jair Bolsonaro a frente do Palácio do Planalto. 

Isso resultou em medidas tomadas pelos 27 governadores (com matizes ideológicos distintas) que têm atuado em conjunto com agendas que vão de viagens sem o governo federal, oferecimento de auxílio mútuo e até realizando licitações conjuntas. Flavio Dino (PCdoB/MA) e João Doria (PSDB/SP) são dois destes governadores bem heterodoxos que têm agindo em conjunto e feito críticas ao governo Bolsonaro. 

E, sob Bolsonaro, a economia brasileira vai de mal a pior. 

Por meio das redes sociais, o governador do Maranhão afirmou que não há dúvida de que a Reforma Tributária e outras reformas são necessárias. “Mas o dólar está chegando em R$ 5,00, a economia não cresce e o desemprego é gigante. Ações são urgentes. Não basta ficar esperando ‘reformas’”, pontuou. 

Segundo Dino, além da economia brasileira ir muito mal, ainda se desenha uma nova crise internacional. “Tempos difíceis para governar um Estado com tantos desafios históricos. Mas, sem desanimar, seguirei fazendo o possível para manter serviços públicos e direitos”, garantiu.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: