19 de julho de 2019

News Leen : Comunicação e blogosfera


Há onze anos eu comecei a publicar textos como esse na internet.  De lá pra cá , lógico, melhorei um pouco. 

Talvez eu posso te ensinar a melhorar também.  Me acompanha !

Era uma manhã de sol agradável em  fevereiro de 2008, quando eu cheguei no sindicato dos trabalhadores rurais de Imperatriz para uma reunião. Em pauta o conflito na reserva do Araribóia entre índios e madeireiros e as ameaças de morte a agentes do IBAMA. 

Foi assim que pela necessidade em ajudar causas e pessoas, eu adentrava no ramo da comunicação escrita usando as ferramentas que dispunha: um computador e a Internet.

De lá pra cá tanto eu como a rede mundial de computadores se transformaram. 

Os textos também. A forma mudou mas o conteúdo é o mesmo.

Quando comecei na blogosfera acho que  haviam três Blogs na cidade: Isnande Barros,  Entreatos (Marcos Franco) e o Catarro Verde, escrito por um tal Sérgio Faria , que desconfio não existir. Como o próprio nome sugere, o Catarro Verde era pura escatologia.

Depois vieram Wilson Leite, Carlos Hermes e Carloto Júnior. Um pouquinho depois veio Holden Arruda, Marcelo Lira, Frederico Luís e Elson Araújo, se não me falha a memória.

Com a popularização da internet foi questão de tempo para a política entrar de vez no ramo digital. Blog da Kelly,  Palmas&Palmadas,  Guigui foram outros pioneiros em divulgação de agenda e marketing político. 

Tinha também o Agora Bem aí, Praça da Cultura e Hotel Subterrâneo , mais voltados a cultura e entretenimento. 

Dos blogs pioneiros em assuntos policiais temos o Notícia da Foto. Depois veio o Asmoimp com Duduzão etc. Eu nunca descartei trabalhar na cobertura policial.  Mas não era bem o tema mais preferido. 

Dizem as más línguas que os blogueiros tinham fins nada nobres no que diz respeito a isenção e honestidade. De fato, alguns se mostraram pouco confiáveis no decorrer do tempo. Nem um dos que eu citei aqui creio se encaixa nessa definição.

O termo "blogueiro" passou a ser sinônimo de chantagem, extorsão, mentiras e analfabetismo funcional. Criou - se o termo "esgostosfera" para definir esse nicho.  

Foi aí que eu acabei dando uma desanimada

Momento de decisão em 2012: devo abandonar o Blog do Carlos Leen? 

A necessidade, a falta de tempo e a certeza de que não dava pra me nivelar por baixo com a "esgotosfera" - isso tudo pesava na balança.

Como deixar de trabalhar para me dedicar a um hobby, quase uma brincadeira de criança, coisa que nunca deu dinheiro ou prestígio para ninguém?

Decida com o coração. Antes, ouça sua mãe.

Eu queria trabalhar na Política. Tentar melhorar as coisas pra todos no mundo.  Quando se é jovem e idealista amar e mudar as coisas interessa mais. 

Bem , já se vão onze anos e mais de hum milhão de acessos depois. Ainda não aprendi a ficar rico com isso. Nem quero. Mas não há nada de errado em ser remunerado. Este é um trabalho árduo. Requer tempo e recursos. 

Desde que você tenha um mínimo de ética.

A produção de conteúdo bem feita ajuda a formar opinião.  É possível vender o próprio produto ou divulgar mercadorias de terceiros em troca de comissões. 

Viver da escrita é um sonho que tem chegado cada vez mais perto.

*COMO ESCREVER BEM E INFLUENCIAR PESSOAS?* 

Primeiramente pra escrever bem você precisa ler bem. Leia muito e de tudo. Até de gente que você não gosta. Muitas vezes a forma importa mais que o conteudo na hora de aprender a escrever. Óbvio , não imite demais ninguém. Vá criando seu estilo.

Depois que você terminar o texto releia-o várias vezes e vá eliminando as vírgulas e enxugando pelo menos trinta por cento. Não repita demais palavras.

Não escreva difícil. Até sua avó deve entender. 

Busque a verdade. Antes de opinar leia sobre o mesmo assunto em cinco fontes diferentes.

O primeiro parágrafo é importante. Busque resumir suas ideias nele. Isso vale também para o assunto que você quer tratar. 

ESTOU POR AÍ

Vivendo longe da internet. Por algumas semanas, terei contato mínimo com o mundo digital. Porque a vida às vezes assim convida e obriga.

Então, vais passar essas semanas derradeiraa de Julho sem minhas preciosas recomendações

Mas conte com textões toda sexta-feira.

E aproveite para curtir o Jornal Correio de Imperatriz, que faz  um dos nossos melhores jornalismos culturais - sim! Resistimos ! 

Mata Aimashou ! 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: