12 de junho de 2019

Editorial: CPI da Saúde não pode se transformar em preposto do governo municipal


Após oitos horas de debate foi instaurada nesta histórica quarta-feira (12) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar irregularidades na saúde de Imperatriz. 

Os integrantes são: Aurélio Gomes (PT), Carlos Hermes (PCdoB), Ricardo Seidel (Rede), Sargento Adelino (Solidariedade), Ditola Castro (Patriota), Teresinha Soares (PSDB), Fátima Avelino (MDB), Maura Barroso (Pros), Hamilton Miranda (PP), João Silva (PRB), Chiquin da Diferro (PSB), Paulinho Lobão (PDT) e Fábio Hernandez (PSC).  Esclarecendo : 8 da situação (da base de apoio a Assis Ramos)  e 5 da oposição. 

Há de se comemorar que uma CPI desse porte tenha sido aprovada. Muitos achavam quase impossível adquirir o mínimo de assinaturas (sete) para abrir a instauração do inquérito.

Agora o desafio  será a de não deixar que está investigação termine em pizza ou, como gostam alguns de brincar , em "panelada".

O bloco situacionista para provar que não é 100% subserviente ao prefeito , precisa equacionar  a sintonia com o bloco de oposição,  no sentindo de permitir que estes façam os devidos questionamentos  e encaminhem as denuncias. 

Não será uma tarefa fácil. Há inúmeros interesses por trás de tudo isso. Amanhã , quinta (13) será escolhida o presidente e o relator da CPI. 

Um excelente momento para os vereadores de situação mostrarem que querem investigar a situação da saúde é concedendo a oposição a relatoria do processo, por exemplo.

Neste cenário , o povo não pode ficar em situação de platitude. Precisa chamar o seu vereador a atenção e cobrar dele a idoneidade para ir a fundo. 

Muitos jogos de interesses a frente . O cenário será de enfrentamento. Mas não podemos abrir mão de lutar por uma cidade melhor . Chega de caos !

No fundo, estamos diante de uma espécie de "quadra histórica"  pedagógica que sublima a política. Bravatas governistas não são para  aquecer as lutas, mas só servem como catarse para um setor carcomido e desgastado por inúmeras denuncias da saúde. 

Resumindo: o povo precisa acompanhar a CPI da Saúde de Imperatriz.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: