25 de setembro de 2017

Cemar triplica valor das contas de energia e usuários reclamam


Em Imperatriz algumas pessoas vêm usando as redes sociais para expor suas reclamações sobre os valores cobrados na conta de energia. 

No sábado (23), Mayara Silva, proprietária de um salão de beleza, publicou na sua página no Facebook sua indignação e mostrou os valores dos últimos três meses, onde houve um acréscimo de 205% na conta de energia. “Economizo energia para vir no máximo 250 reais, passo o dia fora de casa e nos últimos meses não mudei meus hábitos e nem comprei novos eletrodomésticos”, relata Mayara Silva. 

No seu post na rede social, vários comentários foram feitos no mesmo sentido. “Esse mês gastei menos e a conta veio mais cara”, afirmou uma usuária, outra afirma que “minha conta foi de 700 reais para 3.480”. 

Nos últimos meses as agências de energia vêm usando as bandeiras amarelas e vermelhas, por determinação da ANEEL. E isso causa um aumento significativo na conta de energia, informou a assessoria da Cemar. 

Uma página do Facebook intitulada “Enquanto isso no Maranhão” fez uma postagem onde denuncia um alto valor cobrado que teria dobrado de um mês para o outro. O post teve mais de dois mil compartilhamentos e mais de mil comentários, aonde várias pessoas relataram e reclamaram de casos semelhantes em suas contas. Mayara Silva, falou que irá verificar a veracidade dos valores cobrados “já andei lendo a respeito e vou primeiro no Procon e se o caso não for resolvido, vou no ministério público”. 

Segundo a coordenadora do Procon, Josineile Pedroza, “se os consumidores quiserem rever esses valores, o Procon entra com reclamação diretamente contra a Cemar”. Mas, a coordenadora pontua que as queixas ficam mais a nível de rede social “as reclamações a nível de rede social aumentaram, mas a nível de órgão não. As pessoas comentam muito, mas na hora de formalizarem suas reclamações elas não têm interesse”. Josineile orienta ainda que “os consumidores entrem diretamente na justiça pedindo uma aferição desse medidor de energia”. 

Nos últimos dias, a Companhia de Energia do Maranhão foi vítima de uma falsa notícia intitulada “Alerta de Fraude nas cobranças da CEMAR”, que vem sendo divulgada pelo WhatsApp. A Companhia informa que está apurando a origem desta falsa informação para que as medidas cabíveis sejam aplicadas ao caso. 

Por Stephanne Menezes, do Jornal Correio Popular
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