10 de abril de 2017

UemaSul completa 100 dias


A Universidade Estadual do Sul do Maranhão (UemaSul) completa 100 dias de funcionamento com um planejamento adequado para lançar novas perspectivas e concretizar sonhos de estudantes de 22 municípios da região Tocantina e Sul do Maranhão. Ainda nos últimos dias de 2016, o governador Flávio Dino anunciou a professora Dra. Elizabeth Nunes Fernandes como reitora pro tempore e no dia 1° de Janeiro de 2017, a UemaSul passou a existir.

Uma vez assinada, a lei de criação da UemaSul foi instituída, também, uma comissão de transição que ficou incumbida de planejar essa nova instituição de acordo com a realidade a região. “A comissão foi composta por representação dos professores, alunos, do Ministério Público, da UEMA e do Governo do Estado, onde discutimos exaustivamente as necessidades pedagógicas, políticas, administrativas e financeiras da instituição”, afirma Elizabeth Nunes Fernandes, que foi eleita para compor a comissão e que, logo em seguida, foi nomeada reitora.

Em todo o processo de efetivação da UemaSul, o Governo do Estado tem mobilizando muitos esforços para viabilizar a instituição. “Em todas as secretarias a UemaSul encontra as portas abertas”, afirmou o deputado Marco Aurélio, durante a aula inaugural no campus de Imperatriz.

Infraestrutura

O campus de Imperatriz representava o misto de atraso, esforço local e a urgente necessidade de intervenção. Apesar de contar com laboratórios com equipamentos de última geração, que foram adquiridos com recursos de projetos de pesquisa, as salas de aula colecionavam problemas estruturais e, com a instalação dos setores administrativos, ficaram ainda mais insuficientes. Na primeira semana de 2017, o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto visitou a UemaSul e designou equipes da Sinfra para iniciar uma obra de reforma e readequação do campus. “Somamos esforços e definimos como emergencial a intervenção na infraestrutura do campus. Hoje já estamos com mais da metade das obras concluídas”, afirmou Expedito Barroso, vice-reitor da UemaSul.

Acordos de Cooperação

No dia 16 de Janeiro, em solenidade no Palácio do Comércio de Imperatriz, o governador Flávio Dino deu posse à reitora Elizabeth Nunes Fernandes, ao vice-reitor Expedito Barroso e as pró-reitoras Diana Barreto, Regina Célia e Alinne Silva. Na oportunidade foram assinados dois termos de cooperação da UemaSul com a UEMA e com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) que estão sendo fundamentais para a consolidação da instituição.O acordo com a UEMA está garantindo o bom andamento das aulas nesse período de transição. Desde a matrícula, passando pelo registro acadêmico até a colação de grau, tudo aconteceu em parcerias entres as universidades coirmãs.

“Estamos tendo todo o apoio da UEMA, mas assumindo cada vez mais as nossas novas responsabilidades. Com essa parceria, fortalecemos ainda mais a educação do nosso estado. Um grande exemplo é o mestrado da UEMA que acontecerá em nosso campus”, afirmou a reitora. A SECTI foi incumbida de integrar a UemaSul nas políticas públicas para Ciência, Tecnologia e Inovação do estado, dando condições operacionais e fazendo investimentos estruturais. Neste sentido, o secretário Jhonatan Almada mediou outro acordo com a Fapema, que resultou no aumento de 37 bolsas de iniciação cientifica, para 80 bolsas para 2017 na UemaSul e de mais 4 bolsas e pós-graduação do programa Ignácio Rangel.Foram doados também cinco laboratórios básicos montados, 500 livros para as bibliotecas e notebooks paras os setores administrativos.

Em contrapartida, a UemaSul assumiu o papel central de articuladora na região Tocantina da Rede Ciência Maranhão, iniciativa da Secti que visa apoiar a criação de políticas públicas nos municípios do estado. “Atuaremos nos 22 municípios de nossa abrangência, auxiliando iniciativas, entidades e instituições que queiram essa pauta. Vamos lançar bolsas territoriais, contemplando, prioritariamente, as cidades de menor IDH”, explicou Expedido Barroso.

Extensão

Além da perspectiva no aumento das bolsas e dos projetos de extensão, a UemaSul chega aos seus 100 dias lançando o seu projeto de ‘Cursinho Popular’.  O edital completo está disponível no site www.uemasul.edu.br e as inscrições seguem abertas até o dia 20 de abril e podem ser feitas no campus de Imperatriz. PlanejamentoNa avaliação da reitora Elizabeth Nunes Fernandes, os 100 primeiros dias são simbólicos e no caso da UemaSul, muitos avanços foram conquistados. Mas a reitora reafirma que o caminho para a consolidação da instituição ainda é longo. “Estamos em pleno processo de elaboração do texto base de nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do nosso Projeto Pedagógico Institucional (PPI) que, de forma democrática, definirão os rumos de nossa universidade.”, finalizou a reitora.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: