10 de abril de 2014

WALESKA POPOSUDA, A PENSADORA MODERNA


Ganhou  repercussão na mídia a questão de uma prova de Filosofia do ensino médio do Distrito Federal, onde um professor colocou uma questão nomeando a funkeira Waleska Poposuda de "grande pensadora" e utilizando uma de suas letras como referência.

O buchicho acabou parando até nos telejornais e Waleska em uma nota oficial respondeu: "Tantos problemas na educação brasileira e as pessoas se importando com uma bobagem dessas, francamente". 

Ela têm toda razão.

Waleska, não é de hoje, vez ou outra é objeto desse tipo de polêmica. Certa vez a ultra-reaça-jornalista Raquel Sherazade, criticando uma tese de mestrado sobre as letras de Waleska, afirmaria que a culpa de tal descalabro seria da popularização das universidades. Segundo ainda Sherazade: "Como uma música tão ofensiva aos ouvidos poderia significar a vanguarda do pensamento em termos de libertação do universo feminino?" 

Algo inclusive que muito setores do feminismo defendem. Minha namorada que o diga. Ela adora Waleska Poposuda e diz achar nas colocações de suas letras espasmos da mulher moderna em busca da liberação de seu corpo. Mais ou menos isso.

Minha opinião: Pensadores todos nós somos, afinal utilizamos a todo o tempo a massa encefálica para traduzir signos, decodificá-los e fazer uma leitura de mundo. Waleska ao compor suas canções, o faz a partir de um prísma específico, sob condições determinadas e portanto pensando a realidade que vive. Intelectualidade é outra coisa. E intelectuais bons o Brasil tem muitos.

Agora Comparar Waleska Poposuda com Bertrand Russel, Descartes ou Da Vinci é a mesma coisa que comparar MC Catra com Bob Marley. Nada haver uma coisa com a outra.

Beijinho no ombro pra você. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: