20 de março de 2014

O QUE MUDA COM A SUZANO PAPEL E CELULOSE EM IMPERATRIZ


Confirmado: a presidenta Dilma Rouself desembarga no aeroporto de Imperatriz para participar da inauguração da mais nova fabrica da Suzano Papel e Celulose. Um empreendimento de porte grandioso visto que até mesmo a comandante maior da nação se faz presente.

O que muitos não sabem é que na verdade a fabrica já está em pleno funcionamento desde o dia 30 de dezembro do ano passado. Fabricando somente celulose de eucalipto e atendendo prioritariamente os mercados europeu e norte americano.

O que muda a cara de nossa cidade com a fabrica salta em olhos vistos. Os investimentos com geração de emprego e qualificação técnica estão diretamente ligados com o volume de investimentos industriais que já gira em torno US$ 2,3 bilhões. O investimento florestal é de US$ 575 milhões. 

Desde a construção da mesma aos dias de hoje você já deve ter topado com um ou outro forasteiro por aí. Cresce o número de habitantes, de carros circulando e cresce também a necessidade de mais investimentos em saúde e mobilidade urbana, só para citar dois grandes problemas da atual gestão municipal. 

Pesa sobre a Suzano a acusação de que o desmatamento no interior maranhense cresceu. Que a empresa compra as terras e manda derrubar árvores nativas ( pequí, cajú, bacuri etc) vende o carvão e depois planta o eucalipto, realizando despejos de famílias que vivem nas áreas. 

Claro que tudo isso precisa ser investigado e denunciado aos órgãos competentes. 

Casar desenvolvimento e sustentabilidade é a saída certa para não entrarmos no colapso total. 

São as "dores" do crescimento
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

4 comentários:

Anônimo disse...

TUDO ISSO É INTERESSE VEJA O RESULTADO PARA NÓS QUE MORAMOS NO LOCAL. http://portaldoextremosul.com/noticia/1811-F%C3%A1brica_da_Suzano_Papel_e_Celulose_continua_poluindo_Rio_Mucuri.html

Anônimo disse...

Amigo, essa plantação de eucalipto vai trazer é grandes prejuízos para o Estado do Maranhão, assim como aconteceu no Espírito Santo onde 136 riachos e vários rios secaram após a plantação.
Daqui a um futuro bem próximo nós vamos ter um grande deserto na área de Imperatriz, com a destruição da agricultura, pecuária, fauna e a flora. A implantação da Suzano é o maior crime que estão fazendo no Estado do Maranhão. Já basta a fábrica de cimento Nassau que vem poluindo toda a nossa Baixada.

Claudio Pereira disse...

A legislação ambiental recrudesceu no Canadá (maior produtor mundial de papel), na Noruega e outros países do Norte, frente ao tamanho desmatamento das coníferas. Agora essas empresas estão migrando para países onde a legislação ambiental é flexível aos interesses de tais corporações, além do mais há muito desemprego por aqui e abundância de água: aquífero Guarani, Bacia do Tocantins-Araguaia etc.
Estive recentemente com um grupo de alunos no Parque Nacional da Chapada das Mesas e até por lá o eucalipto já compõe a paisagem de certas áreas que antes era cerrado.

comprar seguidores instagram disse...

mto bom o blog