18 de novembro de 2013

O NIRVANA E A ERA JUSTIN BIEBER


Ao contrário do que muitos disseram o Nirvana não foi o começo de uma nova era para o Rock. Pelo contrário: representou o ultimo da geração de ícones de um estilo que trazia a raiva e contestação, o desejo de tocar guitarra, inspiração para jovens adolescentes.

A bombástica impulsividade de Kurt Cobain, gênio da música, porém um nerd boboca trouxe ao Brasil em 1992 um furacão que virou decepção: o cara não aguentava se segurar de tão chapado em cima do palco. Já Bieber, moleque engrossando o cangote fez aquilo que se esperava dele. 

Bieber é fraco musicalmente. Porém talentoso, se apresentou na turnê pelo Brasil, deu pitti, grafitou muro de hotel cinco estrelas, levou a mulherada pra mansão. Faz parte do showbusines também. 

Cobain e seu aclamado Nevermind era mimado e birrento. Escrevia como um adolescente. O rock é assim, imaturo. Acho que Bieber nunca ouviu Nirvana. E pra quê mesmo?

Hoje em dia temos milhões de bandas gravando, postando na internet. Ficou mais fácil (consumir) música. Basta um clike e tá lá a coleção do Alan Parsons Project. Antigamente a gente valorizava o vinil suado que comprava. Era algo mágico/atípico/raro colocar aquela bolachona para rolar na vitrola e discutir sobre música. Não me queixo do presente e nem celebro o passado. Hoje em dia somos superpoderosos com a inteconectividade da rede.  Que venha o século 21 e a cyber cultura.

Maturidade exige que a gente deixe para trás alguns cocoetes e brinquedos. Turminha é coisa de teenagers. Dá pra estender a adolescência até o final dos vinte anos, e quase tudo do rock que prestou foi feito antes do primeiro integrante da banda completar os trinta. Claro, não recrimino quem ainda está nessa. Se está dando para viver e ganhar uma grana que mal têm?

De 1994 para cá uma certeza: O propagado marco zero do Rock foi um fiasco. O Nirvana não foi um inicio de nada, pelo contrário foi um ultimo grunhido. Hoje carregamos milhões de músicas no bolso, mal ouvimos algumas bandas direito. A Internet substituiu a música na cabeça da garotada e Nervemind foi o ultimo disco relevante para tudo isso. 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.