9 de setembro de 2013

IMPERATRIZENSES SE PREPARAM PARA A CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA: TEMOS MUITO PELO QUE LUTAR AINDA



Uma caravana com cerca de 15 pessoas formada por delegados eleitos para a Conferência Estadual de Cultura sairá nesta quarta feira de Imperatriz para São Luis. Pesará sobre os ombros destes representantes do poder público e da sociedade, a ardua tarefa de levar as propostas locais para serem debatidas nos âmbitos estadual e nacional.

Ora, as queixas por conta da inexistente descentralização dos recursos que norteiam as politicas culturais do Estado parecem que aos poucos vão fazendo efeito, porém de forma muito lenta e gradual ainda.

Por outro lado, em Imperatriz há um enorme deficit de equipamentos, agentes e espaços que possibilitem a população usufruir de bens e produtos culturais, Na nossa ultima conferência municipal retiramos como tarefa básica a nomeação efetiva do Conselho Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural, ambos, devem andar próximos e com um olhar a garantir os acessos a estes bens.

A Conferência Estadual acontece em São Luis, dias 11 e 12 de setembro. 

Apresentação

Como forma de consolidar o Sistema Estadual de Cultura, e como etapa integrante da 3ª Conferência Nacional de Cultura, o Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Cultura, em conjunto com a sociedade civil organizada realizará a 3ª Conferência Estadual de Cultura, dias 11 e 12 de setembro de 2013, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana e reunirá delegados representantes da sociedade civil e poder público, escolhidos nas Conferências Municipais de Cultura. 

Foi publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 12 de julho de 2013, o decreto nº 29.227, de 12 de Julho de 2013, que convoca a 3ª Conferência Estadual de Cultura e homologa o seu Regimento Interno. A 3ª CEC tem como tema: "Uma Política de Estado Para a Cultura: Atualização do Plano Estadual de Cultura" que será desdobrado em debates sobre a implementação do Sistema Nacional de Cultura, produção simbólica e diversidade cultural, cidadania e direitos culturais, e sobre Cultura e desenvolvimento econômico, dentre outros. 

Através dos grupos de trabalhos por eixos temáticos serão construídas e consolidadas propostas, que servirão de subsídio para a implementação dos Planos Estadual e Nacional de Cultura. Participarão da 3ª CEC delegados municipais, representantes do Ministério da Cultura, do Governo do Estado, convidados e observadores.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: