22 de julho de 2013

FANTÁSTICO: USO DE ENTORPECENTE É OBJETO DE DISPUTA IDEOLÓGICA


Desde que o mundo é mundo, o consumo de drogas sempre ocorreu. Seja para rituais de contato com a divindade, seja para diversão mesmo.

Ontem no programa globo-televisivo “Fantástico” vimos uma interessante matéria sobre o uso da cannabis sativa, ou popularmente, maconha, e seus efeitos na população norte-americana. 

Nos EUA do final do século 19, os wasp [white anglo-saxon protestants] impulsionaram a campanha pela proibição da cannabis [incluindo o álcool ] tendo como alvo as minorias [negros e imigrantes principalmente], intelectuais boêmios de esquerda e tudo mais que consideravam escória. 

 Hoje, os fundamentalistas evangélicos agrupados no Tea Party [mas não śó] cumprem essa função. [Arbex Jr. 2012]. 

No Brasil criou-se uma verdadeira “teia do cinismo” onde reprime-se, prende-se e mata-se os da periferia, porém os de “cima” da cadeia produtiva ficam intocáveis. É preciso encara a questão das drogas de outra forma. Não cabe mais a repressão e sim o controle através de politicas públicas mais articuladas e pensadas dentro de moldes humanistas. 

Como o Estado brasileiro continua sendo o que sempre foi – a Casa Grande organizada contra a Senzala - “politicas publicas” virou sinônimo de internamento compulsório de miseráveis viciados em crack e outras barbaridade semelhantes. 

O Deputado Federal Jean Willys tem uma interessante e avançada opinião sobre o assunto: 

“A matéria do ‪#‎Fantástico‬ sobre a ‪#‎maconha‬ mostra como a lei de drogas que aprovamos recentemente na Câmara representa um retrocesso! Mas o que preocupou na matéria foi a fala do yuppie que disse "só queremos vender maconha pra gente normal, não para maconheiros"... 

Como assim "pessoas normais"? Ora, qualquer um que faça uso de maconha é "maconheiro"! O deus-mercado e suas distinções classistas! 

É preciso legalizar e regulamentar a produção e o uso de maconha para tod@s, e não só para "gente normal" como querem os yuppies! 

Defendi e defendo a legalização da maconha e uma nova política para as drogas, como explicado nestes vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=ZYTG0OuTiA4 e http://www.youtube.com/watch?v=t7lutEOwRmw
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: