31 de maio de 2013

SOBRA CINEMAS EM IMPERATRIZ, MAS FALTAM FILMES. E A CULPA É NOSSA

Cosplay do Homem de Ferro

Pode se dizer que a Rede Cinesystem é uma das grandes no Brasil. Ao todo são 90 salas de exibição, distribuídas em sete estados brasileiros. Agora instalada em Imperatriz no Imperial Shopping, fará concorrência com o Imperacine. São mais cinco salas de exibição fílmica. Duas deles em 3d. 

Nunca a cidade esteve tão bem servida. Porém nem é preciso ser um atencioso frequentador para perceber a repetição em ambos os cinemas. E são sempre as grandes produtoras: Pixar, MGM, Paramount, etc etc... 

Homem de Ferro 3, Velozes e Furiosos 6 e afins se repetem. Dublados. Filmes ruins, cansativos, mas com um forte apelo comercial. Ah, mas já que tem tantas salas de exibição por que não deixar pelo menos uma para o cinema de verdade, mais elaborado e menos clichê? 

Simples. Não há público. Ninguém em sã consciência iria investir alto apenas para contentar meia dúzia de pagantes. Segundo um dos sócios no ramo em Imperatriz a receita do Cinesystem precisa de 80 mil reais por mês para cobrir os gastos. E aí consulte o seu lado capitalista e se pergunte se valeria mesmo a pena tirar do bolso para estrear o novo do Almodóvar? 

Imperatriz e seu público estão longe demais das capitais. Com um volume de crescimento esplêndido das forças produtivas, sendo cidade pólo, poderia muito bem melhorar o seu nível intelectual. Não o faz por conta de uma classe política rasteira e absorta que não investe em educação, reflexo da carência e miséria de seu povo. 

Resultado: sobram cinemas e falta público, leitores, investimentos, universidades. De verdade, leia-se.
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5 comentários:

Anônimo disse...

NO MEU ENSINO FUNDAMENTAL , HAVIA VISITAS DA ESCOLA PARA AO CINEMA , PARA ASSISTIR FILMES.
NA NOSSA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NÃO EXISTE INTERESSE DA GESTÃO EM CRIAR UMA OPNIÃO CRITICA NOS ALUNOS.

Anônimo disse...

SE ESSA EDUCAÇÃO MUNICIPAL E ESTADUAL PODESSEM POR UMA COLEIRA E POR OS ALUNOS PARA DENTRO DE SALA DE AULA COM CHICOTE , COM CERTEZA ELE FARIA.SÓ NÃO FAZEM PORQUE É CRIME

Marcelo kurosawa disse...

filho VÁ EMBORA DE IMPERATRIZ. nao sou muito adepto de cinema comercial, e gosto de vez enquando de um filme cabeça, mas to dizendo isso pq você reclama de tudo e de todos. nunca vi você falando vantagem alguma da cidade onde vive ou das pessoas daqui. Então companheiro, se a cidade e o que vem pra cá nunca esta a altura do ser ser, VÁ EM-BO-RA! você será bem mais feliz e realizado, te garato!

Anônimo disse...

O cinema também é vítima da futilidade cultural. Chamar de imbecilidade cultural talvez seja exagero, pois equivaleria a chamar a maioria de imbecil. Mas o acontece com o cinema é uma repetição do que ocorre com a música e a literatura, p. ex. O primeiro sinal de que se está diante de uma obra de qualidade duvidosa é justamente o apelo do público. Claro que existem exceções, mas estas são cada vez mais raras. No cinema, p. ex., TRANSFORMERS 3 e HOMEM DE FERRO 3, só para citar dois deles, estão entre as 5 maiores bilheterias da história. Dá para acreditar? Dá. É fato. A "sétima arte" há bastante tempo não é apenas arte. E bilheteria e sucesso de público definitivamente não são sinônimo de qualidade.
Marlon Roberto

Anônimo disse...

Quero dizer que o cinema também tem sua parcela de culpa, pois só entra na grade de exibições os filmes rentáveis, claro pq não interessa uma sessão com a sala vazia. Quanto ao comentário abaixo é simples, há uma grande concorrência entre as produtoras, por exemplo, a Marvel Comics lançou o filme os vigadores para dar um basta nos estúdios disney com a saga Piratas do Caribe. Mas apesar do sucesso de bilheteria the avengers, eles tiveram de lançar o filme thor e capitão américa, que não foram tão rentáveis. Com isso ainda existem os lucros com os brinquedos licenciados e etc. Além de ser um filme comercial, mas tem os fãs de gibis, os apaixonados por carros como nos velozes e furiosos e os apaixonas por cinema que curtem o sr. Pedro Almodovar, tem espaço para todo mundo, basta saber oferecer o produto ao público.