16 de janeiro de 2013

CLIMA TENSO: O QUE QUEREM OS MADEIREIROS DE AMARANTE?





Fotos: Luis Diniz e Vias de Fato

Na tarde de ontem em Amarante, os madereiros fecharam a MA-122, para impedir que a Polícia Federal e o Ibama concluisem um processo de apreensão de caminhões e tratores. 

Essa briga por lá é antiga. Desde a polêmica sobre a demarcação da Terra Indígena do Governador, aos dias que se seguem, muita confusão, utilização de pessoas humildes como bucha e parte dos agentes econômicos da região sem sensibilidade para equacionar natureza e desenvolvimento. Resultado: ambiente nada ameno. 

O governo federal passa a mão na cabeça de um e outro. Ora investe pesado nas políticas de combate e gerenciamento do desmatamento, ora faz vista grossa e aprova um famigerado Código Florestal, que na prática anistia a turma da moto-serra e do agronegócio. Já virou até lugar-comum afirmar que nos dias de hoje crescimento ecônomico precisa estar antenado com as questões ambientais para incluir milhares de trabalhadores que estão fora do mercado. Infelizmente a lógica seguida pelos madereiros segue caoticamente oposta. 

O cenário em Amarante é complexo e envolve um verdadeiro cabo de guerra entre os setores interessados. O Brasil vem construindo metas no que diz respeito a mudanças climáticas, biodiversidade, recursos hídricos e florestas. Não obstante a tudo isso, impera ainda a força de fortes grupos conservadores que defendem a liberalidade maior da exploração, contra os que julgam ser o conservacionismo avançado a única forma de equilibrio. E você de que lado está? 

Segue abaixo nota retirada do Jornal Vias de Fato: 

"Madeireiros agridem indígena e enfrentam agentes da Polícia Federal no Maranhão - O indígena Frederico Pereira Guajajara, da aldeia Juçaral, Terra Indígena Araribóia, Maranhão, foi agredido na manhã desta terça-feira, 15, por madeireiros do município de Amarante do Maranhão, sudoeste do estado, a cerca de 110 quilômetros de Imperatriz. O Guajajara relatou que “os madeireiros bateram na minha cabeça, me empurraram, quebraram meu celular e queriam me jogar no fogo, só não fizeram porque outros indígenas não deixaram”. Durante o protesto dos madeireiros, uma viatura da Polícia Federal foi apedrejada e os pneus furados. www.viasdefato.jor.br
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

Anônimo disse...

caro carlos, agressão seja de q lado for ta errado, tem que se tomar medidas contra indios tambem, pois existem indios vagabundos, não saõ todos, por exemplo a repostagem não fala que ele prederem 6 brancos que foram trabalhar la na area de saude, bateram deixaram com fome, tem que haver uma saida para mafua da funai

Carlos Leen Santiago disse...

È , Violencia gera violencia.