3 de junho de 2012

FÓRUM AMBIENTAL DA MESOREGIÃO EM IMPERATRIZ


O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam) promove, nos dias 4 e 5 de junho, no auditório do Palácio do Comercio, o I Fórum Ambiental da Mesorregião Tocantina, que vai discutir, entre outros temas, de saúde e desenvolvimento sustentável. O evento que contará com as participações de representantes das mais diversas entidades, conta tom o apoio da Prefeitura de Imperatriz e empresas cidadãs. Este seminário, de acordo com a presidente do Commam, Ivanice Cândido, consolida-se como o evento técnico e cientifico mais importante da região, uma vez que apresentará uma visão ampla do assunto “saúde e desenvolvimento sustentável”, abrangendo desde estudos acadêmicos até uma concepção governamental desta mesorregião, que abrange os estados do Maranhão, Pará e Tocantins. 

O I Fórum Ambiental tem como objetivos debater a viabilização de políticas publica de gestão ambiental para administração publicas; propiciar debates, bem como a elaboração de alternativas junto a educação e apresentar soluções de implementação de programas de gestão ambiental, com informações sobre redução do consumo de energia, água e bens materiais, bem como a gestão adequada dos resíduos sólidos. Objetiva, ainda, compartilhar experiências entre ambientalistas e estimular gestão ambiental e ciclo de vida dos rios, riachos e fontes naturais de água na região tocantina, bem como, tomar importantes e necessárias decisões sobre a água no solo do estado. Têm como público alvo, associações de prefeitos, entidades culturais e ambientais, escolas universidades, sindicatos, movimentos sociais, entre outras organizações. 

Programação 

A solenidade de abertura que contará com as presenças do prefeito Sebastião Madeira e do secretario de Planejamento urbano e Meio Ambiente, Enéas Nunes Rocha, contará também com a presença de Francisco Graziano Neto, o Xico Graziano, ex-secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo que abrirá o evento com a palestra “Meio Ambiente e Qualidade de Vida”. O ciclo de palestras prossegue com o tema “A economia cresce, a população envelhece e as doenças reaparecem. Por que?”, que será desenvolvido pelo medico Irisnaldo Felix da Silva, especialista em Nefrologia pela Faculdade Federal de São Paulo e superintendente de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Na terça-feira (5) – Dia Mundial do Meio Ambiente – o ciclo de palestras começa com “Sustentabilidade no Meio Rural”, tema da palestra do medico veterinário Mauroni Alves Cangussu, presidente do Centro Brasileiro de Pecuária Sustentável, seguida da palestra “Imperatriz e seus recursos hídricos”, com o diretor conselheiro da Fundação Rio Tocantins, jornalista e ambientalista Domingos Cezar. 

Em seguida acontecem as visitas aos estandes da I Gincana Ecológica, com a participação das Secretarias de Educação e de Desporto e Lazer. O evento prossegue ainda pela manha com a palestra “Agricultura Sustentável: Contribuição para uma alimentação saudável e a saúde do trabalhador rural”, com as professoras Ivaneide de Oliveira Nascimento e Anelcleia Rodrigues de Lima. No período da tarde realiza-se outra palestra bastante esperada com o ex-catador de lixo e educador ambiental, Jocemar Silveira, responsável pela implantação do projeto Tá na Mão, do Governo de São Paulo, que trata da coleta e reciclagem de lixo, no estado de São Paulo que falara sobre “Geração de renda a partir da mudança de cultura e hábito dentro da reciclagem de resíduos orgânicos e inorgânicos”. (Ascom)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: