22 de novembro de 2011

II FORUM ESTADUAL DE CULTURA E PROJETO COMCULTURA DA UFMA




II FORUM ESTADUAL DE CULTURA

Realizado dias 16 e 17 em São Luis com participação de representantes de cerca de 200 municípios, o II Fórum de Cultura me pareceu, a princípio, um enorme e caótico balaio(sic) de gatos. Porém, com o andar da carruagem, foi se percebendo quem estava melhor articulado e quem era quem no “jogo do bicho”.
Venceu, no geral, quem tinha essa melhor articulação. O prêmio (ou não) era uma vaga no Conselho Estadual de Cultura. Pela manhã aconteceu a escolha dos nomes pela messoregião e à tarde, pelo segmento de atuação. Confesso que achei esdrúxula a forma como as ditas messoregiões foram divididas. Só pra citar um exemplo, Imperatriz e Carutapera estavam na mesma área. Se meus conhecimentos em Geografia estiveram corretos, isso se deu pela proximidade com a bacia amazônica. Vá entender!
Pois bem, o ativista cultural Osório Neto (foto), que representava o município de Governador Edison Lobão, foi eleito com ampla maioria como conselheiro titular desta nossa Mesorregião.
Pelo segmento houveram algumas surpresas. Uma delas foi a minha ida ao Conselho no segmento Patrimônio Cultural e Memória . Estiveram presentes no debate cerca de cinco municípios: São Luís, Cururupu, Presidente Médici, Imperatriz e Pinheiro.
Algumas outras surpresas: O ativista cultural Paulinho Dimaré (São Luís) entrou no conselho no segmento Cultura Popular. Dimaré é uma daquelas figuras a serem ovacionados pelo trabalho que vêm desenvolvendo. Esse promete.
Pelo visto dentro da Fundação Cultural de Imperatriz há alguns “rachas” internos. Teve membro da equipe que não deu nem as caras e fez seus “movimentos” por conta própria lá. Outros preferiram não interferir mais saíram chateados com alguns resultados.
Segundo o jornalista Domingos César, "Ao encerrar o II Fórum Estadual de Cultura, o secretário de Estado de Cultura, Luis Henrique Bulcão informou que os delegados (titulares e suplentes) eleitos tomarão posse no próximo mês de dezembro". "A governadora Roseana Sarney assinará o decreto de nomeação dos novos conselheiros para que os eleitos possam ser empossados”, afirmou Bulcão.
Por sua vez, o presidente da FCI, Lucena Filho, se disse satisfeito com a atuação da delegação local, ressaltando que o município de Imperatriz estará bem representado no Conselho Estadual de Cultura.

PROJETO COMCULTURA REALIZA SEMINÁRIO
Antes de adentrar no assunto propriamente dito gostaria de pedir desculpas pela ausência. Estes dias fiquei sem internet. Vamos ao texto:
Em um recente seminário elaborado pelo Projeto Comcultura do curso de Comunicação Social da UFMA tive o grato prazer de falar acerca das demandas de politicas públicas na esfera cultural de nossa cidade.
Estiveram comigo a Professora Letícia e o também historiador Adalberto Franklin que fez uma fala muito interessante acerca do próprio fazer jornalistico ligado a cidade como fenômeno cultural e claro, o inexistente Plano Diretor de Imperatriz.
De minha parte tentei elencar em breves palavras a problemática de apoio e incentivo ao fazer artístico e cultural ligados ao turismo por parte das ultimas gestões municipais e estaduais. Infelizmente boa parte dessas problemáticas ainda não foram resolvidas pelo terrível marasmo politico em que vivemos graças há uma letargia descabida que reina e domina o atual cenário. Há porém uma luz no fim do túnel. Recentemente o Conselho Estadual de Cultura voltou a ordem do dia, mais especificamente no II Fórum realizado na ultimo quinta feira. Com o conselho poderemos minimamente estabelecer alguns nexos constitutivos com o Estado e quem sabe atenuar a problemática. Resolver de vez o caso por enquanto é ainda um sonho maior a ser perseguido.


 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: