2 de setembro de 2011

E A CULTURA? CONTINUA MAL....


Ontem na Academia Imperatrizense de Letras rolou mais uma das plenárias setoriais para escolha de representantes do segmento cultural com o intuito de compor o Conselho Estadual de Cultura. (Foto: Zé Geraldo e Lucena, Fundação Cultura de Imperatriz)

Desde a II Conferência Municipal realizada há dois anos, não havia nenhum espaço, assembleia, mobilização ou qualquer coisa que o valha para fins de debate das questões ligados a cultura de nossa cidade. Volto a dizer! É constitucional: produção, fruição e acesso a bens culturais são direitos que devem ser garantidos ao cidadão.

Em Imperatriz as politicas públicas que deveriam garantir estes direitos são capengas , mesmo assim os artistas e produtores culturais numa enorme prova de superação e esforço, seguem produzindo – muitos com o apoio apenas da iniciativa privada, quase todos tendo que trabalhar em outras profissões para sobreviver.

O Fórum Permanente de Cultura, agremiação que reúne diversos artistas e entidades da sociedade civil vem há muito tentando uma Audiência Pública na câmara de vereadores para tratar sobre a questão. Marcada e oficializada, a mesma acontece neste próximo dia 15 de setembro, as 9:00 da manhã.

O Conselho de Cultura, que deveria em tese já está homologado, não saiu do papel. Só lembrando: O Conselho não é remunerado, é mão de obra gratuita para o gestor .

Dessa forma o próprio Sistema de Cultura anda a passos de tartaruga.


Para quem não sabe o SMC é a espinha vertebral da articulação para implementar as tais politicas públicas de apoio. O principal objetivo do Sistema é integrar as três instâncias governamentais (Federal, Estadual e Municipal) e a sociedade imperatrizense em um interesse comum: o investimento na cultura. O SMC também assegura a continuidade das políticas publicas na área cultural, que geralmente são interrompidas com a troca do governo.

Cadastro Cultural, Fundo Municipal de Cultura e Lei de Patrimônio Cultural, todas estas questões são dinâmicas do SMC.

O conselho municipal tem o papel preponderante neste quadro com funções de caráter normativo, consultivo, fiscalizador e deliberativo. Volto a repetir: não é um trabalho remunerado, é mal de obra gratuita para os cofres públicos. Melhor que isso, só dois disso.


Mesmo assim o atual prefeito Sebastião Madeira não parece ter lá muita sensibilidade sobre a questão. Pelo visto deve pensar que os conselhos não servem para nada, ou, na pior das hipóteses não gosta desta historia de participação popular. A Fundação Cultural segue apenas realizando eventos pontuais....muito bem por sinal.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

6 comentários:

Sueline disse...

Olá Carlos.
Gostaria de utilizar seu blog para repassar informações sobre a greve e a situação dos IF's no Brasil. Gostaria que você publicasse tal informação retirada do Jornal Estadão que segue no link abaixo:

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,a-crise-das-escolas-tecnicas,766838,0.htm

espirito de Guimarães Rosa disse...

Sr Carlos,tem que ir mal a pior.Só de ver nesta foto o ze geraldo.calcula-se o nivel cultural da cidade.Na academia imperatrizense de letras tem academico que nunca escreveu um livro sequer.Vive de copiar manuais de instrucões do Banco do Nordeste.Dá dó de ver uma reunião destes imortais mortais.Espirito de Guimarães Rosa.

Anônimo disse...

Companheiros da Cultura:
Artistas, Produtores, Gestores de São Luis, mais uma vez está sendo orquestrada uma forma de nos deixar fora da representatividade legal da Cultura do Nosso Estado, O "Conselho Estadual de Cultura" hoje sem mandato legal, através do Ex-Presidente Armando Nobre, um dos regentes ou melhor o Maestro principal da Orquestra no qual me refiro, poderia no mínimo ter discutido se não com todos os conselheiros, pelo menos com os conselheiros como no meu caso sempre o procurou para tratar do assunto em questão, o que sempre tive como resposta do Ex- presidente, foi que estava dependendo do Secretário de Cultura Bulcão, como se o Conselho fosse uma instituição privada, neste sentido há um grande descontentamento com o processo articulado para a Nova Eleição do Conselho, pois o referido processo nos deixará em desvantagem de uma participação efetiva e satisfatório quanto ao nosso interesse, sabemos que podemos realizar o nosso Fórum Municipal Metropolitano, também com a participação dos Companheiros de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Alcantara e este também nos dará o direito legal de participação no processo eleitoral do Fórum Estadual previsto para 20 e 21 de setembro de 2011, uma vez que será muito difícil a nossa participação do Fórum da mesorregião na qual estamos inseridos, que acontecerá em Presidente Dutra. Neste sentido junto com alguns Companheiros que somam de forma contrária ao que está ocorrendo, vimos convidar-lhe, respeitando a sua posição quanto a questão aqui levantada, para uma reunião de caráter informativo e que dependendo do número de participantes podemos até mesmo deliberar alguns encaminhamentos que nos contemple frente a este processo eleitoral obscuro. A reunião será realizada no dia segunda-feira próxima às 18h00 no Centro de Criatividade Odilo Costa filho, no Projeto Reviver, Centro Histórico, contamos com a sua presença e a multiplicação deste convite.

J. B

Carlos Leen Santiago disse...

Caro JB:

Seu convite presisa de alguns esclrecimentos. Por favor entre em contato comigo: 99 9129 9640 URGENTE

alexandre almeida disse...

a verdade que esse sistema tá furado É essa AFUNDAÇÃO DE CULTURA...
Mal realiza os eventos de rotina...
e o apoio aos artista nada...

MADEIRA NELES...
Grandes amigos na cultura onde o que se ver apenas é nada de sistema nda de conselho...

Anônimo disse...

E tome água pra acabar com essa ressaca... e de cultura tambem.