31 de agosto de 2011

JEAN CARLO: "TUCANOS ESTÃO CADA VEZ MAIS ISOLADOS"


O atual vice prefeito de Imperatriz, Jean Carlo (PDT), em uma rápida conversa na manhã de hoje (10:00) nos prestou as declarações abaixo contidas. Pelo visto Jean não simpatiza muito com o modelo de politica tucana e segue anunciado que o seu partido poderá lançar candidatura própria alinhado com orientações de instâncias nacionais. Há rumores de que mesmo assim alguns trabalhistas seguem “trabalhando” para permanecerem no colo da viúva, ou seja, se garantirem no mandato de Sebastião Madeira.

Com a saída do atual presidente municipal da sigla, Fernando Antunes, aprofunda-se cada vez mais uma provável ruptura entre tucanos e trabalhistas. Perguntado sobre o arco de alianças do PDT, o também dirigente local Josevan Marques foi categórico: “Não há a menor possibilidade de PDT e PSDB marcharem juntos ano que vem.”

Segundo Jean Carlo uma das principais “erratas” do PSDB regional foi ter virado as costas pra o então Governador Jackson Lago que foi cassado via “aparato judicial” com aquela “forcinha” de Sarney. O provável isolamento e ruptura com o tucanato ,da qual o vice prefeito afirma na entrevista, pode ter sua gênese nesse aspecto.

Procurado para comentar sobre o assunto o Secretário de Comunicação Élson Araújo rebateu firme as opiniões do Vice rebelde: “Essa é a opinião dele, é o que ele diz. Primeiro é preciso saber em nome de quem ele fala. As opiniões têm de ser respeitadas e essa é opinião dele que não acreditamos que seja a opinião geral do PDT”, concluiu Élson Araújo. Enquanto isso o PDT continua fazendo parte do governo com secretária, subsecretária, cargos em vários pastas do Governo. Segue portanto o pomo da discórdia entre governistas e aliados de Madeira.

Sejam ou não os principais responsáveis pela falência do Governo Jackson, a responsabilidade do PSDB é flagrante, como também a tentativa (frustrada, leia-se) de Sebastião Madeira em aliar-se com Roseana Sarney. O erro aí, pode se dizer, foi tático, visto que estamos no principal reduto oposicionista a oligarquia do Maranhão.

Na tribuna popular (boca maldita) o inferno astral tucano pelo visto só começou. O slogan da campanha de Madeira “Muda Imperatriz” agora é cantado popularmente como “Muda de Imperatriz”, devido a falta de politicas sociais, culturais e falta de participação democrática popular da gestão. Ainda daria tempo de reverter o quadro? Difícil.

Bom dia Vice Prefeito Jean Carlo, gostaria que o senhor iniciasse falando qual conjuntura se vislumbra para o pleito de 2012. Como você avalia a participação do PDT local nisso tudo. Fique a vontade.
Primeiro precisamos fazer uma análise da politica nacional para entender as coisas. Existe um alinhamento nacional entre o PDT, PCdoB e PSB, onde esses três partidos se organizam para quebrar a hegemonia da aliança PMDB/PT nacional. Desde o final do ano passado as direções nacionais desses três partidos tem conversado bastante no intuito de caminharem juntos nas eleições municipais de 2012 e 2014.
No Maranhão a tendência é a repetição da aliança nacional no estado e por esse motivo, várias lideranças estão se filiando a essas trés siglas. A discussão no Maranhão deverá ser estadualizada no sentido de construir um grupo de oposição para eleições de 2012 com vista as eleições de 2014. Nas principais cidades deverá esta pautada essa discussão entres esses partidos e outros mais.
A conjuntura politica do Maranhão deverá ser desmembrada quando definirmos são luis, apos a definifição da capital tudo ficará mais claro sobre os outros municípios. E em Imperatriz o PDT tem o nome do Deputado Estaudal Carlinhos Amorim que aparece bem nas pesquisas, se a oposição maranhense entender a importancia de unir todos em Imperatriz, o pdt está a disposição para essa discussão

Recentemente tivemos o afirmação de setores populares de que Carlinhos Amorim disputará a eleição em 2012 - o que o governo (Madeira) ao qual o senhor faz parte diz sobre isso?
Eu fui e sou um dos maiores defensores de candidatura própria do PDT, acho que o momento é propicio para o novo, sem falar que a cidade hoje é o maior foco oposicionista do Clã Sarney no estado, temos que ter a responsabilidade de manter viva essa esperança para que o povo do Maranhão possa se libertar.

Carlinhos Amorin é constantemente associado a figura de Lobão...existe alguma ligação entre o nobre deputado e o ministro/senador saneysta?
Não existe nenhuma ligação do deputado estadual Carlinhos Amorin ao senador e atual ministro Edson Lobão, esse tipo de informações é plantada pelos nossos adversários no sentido de descredenciar o nosso deputado, hoje estamos mais próximo do ex-deputado Flávio Dino no Maranhão.

Então na sua opinião quais partidos participarão da coligação governista (madeirista) em 2012? pelo visto o PDT está fora, é isso?
Não sei precisamente quais os partidos ira marchar com o PSDB. Hoje o que observamos é o isolamento dos tucanos na cidade. Talvez o PPS e o Dem deverão ser os partidos a acompanhar o PSDB pela conjuntura nacional. Esses dois partidos são fortes aliados do PSDB nacionalmente.

Quem dentro do PDT ainda apóia uma aliança com o PSDB de Madeira?
Quem está no governo municipal e isso é natural.

Quem o senhor avalia que poderá ser o principal adversário do atual governo ?
O ex-Prefeito Ildon Marques, caso ele consiga resolver sua vida na justiça, onde é muito difícil pois foi transitado e julgado no STJ. E, claro, o candidato que surgir a partir de uma Frente de oposição ao Clã-Sarney. Se construirmos a unidade de todos do campo democráticos temos condições reais de ganhar a eleições de 2012

Pra finalizar: Na sua opinião PDT é um partido de esquerda? mesmo estando numa chapa tucana ?

Somos um partido de centro esquerda, apesar de que em alguns momentos fazemos alianças que não nos afina ideologicamente, mas sempre na pespectiva de atigir o nosso objetivo de contruir o trabalhismos, assim como conseguimos chegar em 2006 com Jackson Lago ao governo do estado e implantar um governo participativo e onde pudemos mostrar que o Maranhão é um estado rico e em dois anos avançamos muito nas politicas sociais do estado. infelizmente com o golpe via aparato judiciário, não tivemos condições de concluir o nosso projeto

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

4 comentários:

Anônimo disse...

O SEBASTIÃO JÁ ERA. FALOW TANTO EM MUDANÇA, SÓ MUDOU PRA FAMILIA DELE.
ESSSE OUVIDOR DO MUNICPIO É UM ARROGANTE, NÃO SABE TRABALHAR DIREITO.

Zé do POvo

Anônimo disse...

Sr. Carlos Leen, Aqui vai uma denuncia grave. No último dia 25.08o UHE - Estreito Ma, enviou um email ao Secretário da Defesa Civil de Imperatriz Sr. Francisco do Planalto, alertando para o crecente volume de água em direção as praias de Imperatriz e as consequencias inevitáveis, somente no dia 27 o Secretário divulgou o referido email em seu blog,sem tomar nenhuma providencia, talvez porque nesse intervalo tivesse uma programação inclusive com um palco conseguido pelo Sr. Hamilton Miranda, Presidente da Camara Municipal de Imnperatriz, colocando em risco a vida de milhares de pessoas, o pior é que até agora as atividades de veraneio na praia do cacau continuam normais, o próprio Chico do Planalto divulgou fotos mais recentes mostrando a praia e o palco já dentro da água. Não satisfeito com o ato de irresponsabilidade o Sr. Hamilton Miranda foi ontem ao local na compania do Dep. Chiquinho Scórcio e outroas pessoas dizer aos barraqueiros que fiquem no local que está tudo bem e que nada vai acontecer. Esse é o governo MALdeira em conjunto com a Camara Municipal, que só nos envergonham e nos amedrontam. Qualquer dúvida o email está divulgado no blog do Chico do Planalto. Antonio Figadall

João Francisco disse...

Gostaria de saber se o nobre vice prefeito fala em nome do Dep Carlos Amorim, pois o mesmo ainda não se manifestou sobre o assunto, e gostaria de ver o Dep. negar de publico o seu relacionamento com o Min Lobão, uma vez que até o seu chefe de gabinete é o Sr. Dorian Meneses, pessoa muito proxima do Ministro Lobão, e por falar nisso quando é que o Dep Carlinhos vai nomear alguém do PDT de Imperatriz em seu gabinete? pelo que se sabe lá tem gente de todos os partidos: PMDB, PSDB, menos do PDT, fica ai o alerta, inclusive que ele falasse tambem sobre um comentario de que ele teria procurado tambem o SR Sarney pedindo ajuda de campanha, gostaria de ouvir o nobre Dep sobre o assunto.

Anônimo disse...

esse vice-prefeito,mete o pau no governo madeira e ele proprio tem uma dezenas de pessoas mamando nas teta da viuva, porque o proprio vice não renucia o seu mandato pra dá exemplo ao que estao agarrados na teta da viuva.

FRANCISCO ERIVELTON