24 de agosto de 2011

ADALBERTO FRANKLIN: "GOVERNO MADEIRA FAZ APENAS O TRIVIAL E DE FORMA DEFICIENTE"

Do Blog de Isnande Barros
Foto: Claricia Dallo

O jornalista, historiador e editor Adalberto Franklin (Foto) , fala sobre a conjuntura pré-eleitoral e traça alguns cenários para 2012. Ex-presidente do PT local, ele é um dos 3 pré-candidatos escolhidos pelo diretório municipal do partido, para o pleito majoritário que se avizinha na maior cidade do interior do maranhão, analisa com propriedade e percebe como ninguém, as nuances do jogo político local.

1 – Quais os grupos políticos que têm condições de disputar a eleição em 2012, na nossa cidade?

— Neste momento, as tendências apontam para três candidaturas em potencial. Uma seria a do prefeito Madeira, na tentativa de reeleição; outra, sem nome definido ainda, seria de alguém mais próximo à governadora Roseana Sarney, em aliança liderada por PMDB/DEM com um agrupamento de partidos menores. Uma terceira candidatura, também sem nome definido ainda, seria formado por partidos de oposição ao atual governo do Estado e à administração municipal. Creio que poderemos ter outros — até cinco — candidatos a prefeito, mas os demais seriam apenas figurantes.

2 – Quem é o grande adversário do prefeito Sebastião Madeira em 2012? Por que?

— O maior adversário do prefeito Madeira é ele mesmo; é sua própria administração. Ele venceu as eleições anteriores com o maior percentual de votos dado a um candidato a prefeito desde 1988, mas, no mandato, não conseguiu corresponder à expectativa dos eleitores. Percebe-se desde o segundo ano de governo que sua gestão vem sofrendo muitas críticas; hoje, sua popularidade não anda muito boa. Há muitas e graves críticas à sua gestão.

3 – Quais os principais méritos da administração Madeira?

— O grande mérito é a coragem de buscar parceria com o governo do Estado, enquanto a governadora é rejeitada pela grande maioria da população do município. De resto, não tenho conseguido perceber nada de extraordinário. A propalada onda de desenvolvimento é mérito exclusivo da própria iniciativa privada; e as poucas obras realizadas são oriundas de programas estaduais ou federais. O governo Madeira faz apenas o trivial, e de forma deficiente.

4 – Quais as principais dificuldades da administração municipal?

— Gestão. O governo parece não ter planejamento nem sincronia de equipe. Atrasa pagamentos de fornecedores e de prestadores de serviço, o que pode redundar em caos se chegar ao final do ano nessa situação. A administração não tem conseguido fazer mais do que o básico — e nem isso de forma satisfatória, segundo as vozes das ruas. Imperatriz atravessa um extraordinário crescimento econômico, graças à iniciativa privada e às políticas públicas do governo federal, mas a administração municipal não consegue construir ações que solidifiquem a hegemonia regional do município. Há muita propaganda e pouca efetividade.

5 – Quais partidos participarão da coligação governista em 2012?

— Avalio que teremos duas candidaturas governistas em Imperatriz. Governistas municipais e estaduais, que agora são a mesma coisa. A candidatura do prefeito Madeira, inevitavelmente, será aliada — mesmo que não coligada — da governadora Sarney. Foram esses os passos políticos que Madeira deu nos últimos dois anos, diante da falta de apoio de seu partido à sua administração (não se vê qualquer emenda de parlamentares do PSDB em favor de Imperatriz). A governadora tem cumprido sua parte no acordo; tem sido generosa com a administração de Madeira, e ele não pode agora desvencilhar-se. Os outros governistas são os partidos tradicionalmente ligados à família Sarney — PMDB, DEM, PV e seus satélites. Esses dois grupos estarão juntos, mesmo que em candidaturas diferentes. É a velha tática de dividirem-se para continuarem reinando (quer dizer: tentarão provocar uma polarização entre eles mesmos, para impedir a polarização com a oposição).

6 – Como fica a aliança dos partidos de esquerda? Com quem contar? Qual o melhor nome da esquerda para 2012?

— No campo da oposição aos governos do Município e do Estado, diante da atual conjuntura, abre-se a possibilidades de formação de uma aliança forte, com chances de disputar em igualdade e mesmo vencer as eleições em Imperatriz. Se PT, PCdoB, PSB, PSol(!) e mais outros do chamado campo da esquerda ou de oposição conseguirem chegar a um consenso, poderão formar uma coligação eleitoralmente viável, alinhada com o pensamento político e as aspirações do eleitorado imperatrizense, que quer construir um futuro longe das mazelas e dos vícios políticos sustentados pelo velho Maranhão. A oposição em Imperatriz tem partidos organizados e nomes viáveis eleitoralmente. Tem tempo de tevê, militância e a simpatia do povo.

7 – E a possibilidade de aliança do PT com o PMDB, na disputa local?

— O PT de Imperatriz já decidiu que não se coligará com o PMDB nem com qualquer outro partido mantido pela oligarquia maranhense. É uma posição dos petistas de Imperatriz mantida desde sempre; não há negociação nesse ponto. A direção estadual sabe disso; a direção nacional também. Membros do Diretório Regional chegaram a consultar sobre a possibilidade de repetição da aliança com o PMDB em Imperatriz, como fizeram na campanha para o governo do Estado, no ano passado, mas constataram que aqui isso é impossível. Comprometeram-se a respeitar nossa decisão. O Diretório Nacional, que sabe disso tudo, está monitorando a situação eleitoral de Imperatriz. E sabem que se houvesse intervenção em sentido contrário, decretariam o fim do PT em Imperatriz. Assim, é certo que o PT vai às urnas com candidatura majoritária em Imperatriz, em 2012, coligado com os partidos que se opõem aos governos municipal e estadual ou com candidatura própria, também em oposição.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

Neto Ferreira disse...

Ja olhou a informação que postei no blog sobre Madeira

www.netoferreira.com.br

Anônimo disse...

O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), não tem jeito. Madeira voltou a contratar a Remac Odontomédica Hospitar Ltda, empresa citada na Operação Geleira I, da Policia Federal do Piauí, por comprar ‘notas frias’ e fornecê-las para órgãos públicos do Piauí e do Maranhão.

No dia 15 deste mês, foi publicado no Diário Oficial do Maranhão três extratos de contratos do FMS (Fundo Municipal de Saúde) de Imperatriz com a Remac Odontomédica Hospitalar, de propriedade do empresário piauiense Antônio Sérgio Neto.

O objetivo de Madeira na contratação foi á aquisição de medicamento controlado, medicação clinica e material médico hospitalar destinado ao atendimento das necessidades do Naisi. A vigência contratual teve inicio no mês de julho e termina no dia, 31, de dezembro deste ano.

DE NOVO. Não é a primeira vez que este blog denúncia o esquema que envolve prefeituras e a Remac Odontomédica Hospital. No incício deste mês, foi divulgada a ata de pagamentos da prefeitura de Buriticupu a empresa Remac.

May M.

Anônimo disse...

UMA PENA UM GRUPO TÃO BOM QUANTO ESTE DO PT DE IMPERATRIZ AINDA ESTÁ NO PT (PARTIDO DOS TRAIDORES).

Jurandir